JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Posso dizer que sou cristão?

Jesus tinha umas atitudes muito estranhas. Permitiu que uma prostituta lavasse seus pés...

- Por Padre Prata Última atualização: 08/10/2017 - 12:31:15.

Jesus tinha umas atitudes muito estranhas. Permitiu que uma prostituta lavasse seus pés, os enxugasse com seus cabelos e os beijasse. Citou como ato exemplar de amor ao próximo um samaritano, um herege. Curou o filho de um pagão, um romano que humilhava sua pátria com violência e mortes. Ofereceu-se para tomar refeição com um cobrador de impostos, Zaqueu, que explorava pobres e viúvas. Curou uma cananeia que adorava estranhos deuses e deusas. Conversou longamente, a sós, com uma samaritana adúltera, pecadora, afirmando a ela que os verdadeiros adoradores do Pai são aqueles que o adoram em espírito e em verdade. O que me assusta é que nem um deles frequentava o Templo e não observava as leis de Moisés.

De tudo isso, concluo que, em nosso julgamento final, não vai ser levada em conta a nossa religião. O que Ele vai levar em conta é o amor que deveria aquecer o meu coração, se amei a Deus acima de todas as coisas, se amei ao próximo como a mim mesmo, se perdoei as ofensas que sofri, se respeitei o espaço social e religioso de meu próximo, se achei que não era o dono da verdade, se tive compaixão pelos pobres, se fui justo em meus julgamentos e mais alguma coisa que você poderá ler em Mateus, no chamado Sermão da Montanha. De que vale cumprir leis e saber a Bíblia de cor, se vivo agredindo a religião dos outros? Tenho um amigo que é ateu, mas está muito mais perto de Deus do que muitos que se dizem cristãos e vivem agredindo a religião do outro, seu modo de vida e de pensar.

Por que estou falando estas coisas? Por dois fatos. Primeiro, um negativo. A atitude daqueles dois indivíduos que invadiram uma igreja e quebraram imagens que eram patrimônio histórico. Essa estupidez para mostrar que não adoravam imagens de barro. Segundo, um positivo. Fiquei edificado com a atitude de um pastor protestante e do papa Francisco orando juntos no mesmo templo. Até que enfim estamos ficando mais cristãos.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia