JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 22 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Autoconfiança é tudo

Você já percebeu o quanto a insegurança emocional das pessoas pode bloquear suas conquistas e vitórias? E o mais triste é que muita gente é incapaz de assumir seus medos e limitações

- Por Eliana Barbosa Última atualização: 28/08/2009 - 20:37:01.

Você já percebeu o quanto a insegurança emocional das pessoas pode bloquear suas conquistas e vitórias? E o mais triste é que muita gente é incapaz de assumir seus medos e limitações, e, como defesa, passa a vida de forma superficial, perdendo oportunidades brilhantes de ser feliz e bem sucedida.

Essa insegurança se manifesta de muitas maneiras, umas mais evidentes e outras mais camufladas. Você pode detectar esse sentimento incômodo em sua vida quando você se torna uma pessoa controladora ou sente medo de perder – o amor de alguém, o prestígio, o controle das situações, um cargo importante, o emprego, etc...

Na vida afetiva, a insegurança dos cônjuges é uma clara demonstração de baixa autoestima e, nesse processo, um dos maiores impasses para um relacionamento tranquilo aparece na forma de ciúme, de desconfiança e de cobranças. Neste caso, só um trabalho de resgate da autoconfiança trará a paz que todos buscam.

Desenvolver a autoconfiança é o passo mais importante para as realizações pessoais e profissionais em sua vida, e isso não depende de ninguém a não ser de você mesmo, pois é você quem precisa se valorizar mais e acreditar, de verdade, no seu potencial. Não perca o seu precioso tempo de vida esperando elogios dos outros para fortalecer sua autoestima – somente quando for capaz de reconhecer o quanto você é especial é que os outros começarão a lhe dedicar olhares de admiração. E, seja no trabalho, na família ou na vida amorosa, tenha cuidado com a mania de controlar todo mundo, porque esse comportamento é um claro sinal de insegurança emocional, que poderá lhe trazer grandes decepções no futuro.

Toda mudança tem que começar por você, e não precisa que seja uma grande transformação. São pequenos detalhes no seu comportamento, no seu modo de se cuidar e no seu carinho consigo mesmo, que vão modificar a sua autoimagem e, com isso, a imagem que os outros veem em você.  

E alegre-se: autoconfiança é uma questão de treinamento. Certa vez, o grande tenista estadunidense Arthur Ashe (1943-1993) disse:  “Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave importante para a autoconfiança é a preparação.”  E o famoso jogador de golfe, também dos EUA, Tiger Woods (nascido em 1975) completa dizendo: “Quanto mais eu treino, mais sortudo eu fico!”

 

(*) Palestrante; apresentadora de TV e rádio e  autora de livros motivacionais
 
www.elianabarbosa.com.br

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia