Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 05/08/2017

Mudanas necessrias

Compartilhar:

O então momento histórico mundial passa por mudanças muito rápidas, numa velocidade difícil de ser acompanhada pelo normal dos humanos. Assistimos a uma provocação incontida de transformação, assentada na cultura do consumo desenfreado. Isso causa, sem dúvida, uma profunda vulnerabilidade em tudo e chegamos até perder a capacidade de relações duradouras e estáveis.

Por outro lado, encontramos também quem faz todo esforço para assegurar um conservadorismo incompatível com as estruturas modernas. Criamos choques de realidades ideológicas e práticas, até emperrando o processo da mentalidade que persegue um futuro com moldes ainda totalmente inconcebíveis. Mesmo com os altos e baixos da história, não há como paralisar mudanças subsequentes.

Jesus usa a palavra transfigurar, começando a prática por Ele mesmo. Mas um caminho que começa na cruz, nas renúncias e na capacidade de doação, de partilha e de construção do bem comum. Essa é a mudança necessária que precisa acontecer no Brasil, superar o egoísmo, as injustiças e as irresponsabilidades, que provocam o sofrimento e a morte de grande parte dos cidadãos do país.

Todos os brasileiros, de bom senso, estão decepcionados com a forma como o poder é exercido pelos governantes, com marcas de opressão e violência. A grande certeza é que eles não têm a ultima palavra, porque ela pertence a Deus, e é o que traz conforto. Mas não impede que haja luta para mudar o atual cenário. As mudanças necessárias dependem da força organizativa do povo.

Na dimensão da transfiguração de Jesus, todos os reinos da terra passam, vão à falência, porque eles se contrapõem, e perderão a hegemonia. Eles causam um ambiente hostil e feio, mas estão submissos à bondade e à misericórdia, mas justa, de Deus. Deve ser instaurado um reino diferente, fazendo com que a história da humanidade seja marcada pela justiça e o amor verdadeiros.

A transfiguração está apoiada na fé e na esperança, na certeza de que as dores, os sofrimentos e os problemas do mundo deverão ser superados. É fundamental ter sempre acesa uma chama de vida nova, não só na glória futura, mas também num mundo melhor, aqui e agora. Usando a Constituição Federal, devemos proclamar que o poder está nas mais do povo. É só exercê-lo. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018