Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 17/06/2017

O pas e seu povo

Compartilhar:

A palavra bíblica fala do antigo povo de Deus, ou povo da Aliança. Povo identificado pela sua ligação com a terra, tanto como nômade, como também de forma estável e em determinado lugar. Em todos os momentos da história, mesmo com toda mobilização humana, temos o povo e o seu Estado, onde acontecem as relações sociais, os laços jurídicos, as personalidades físicas e jurídicas.

O povo de Deus passou por momentos muito difíceis na sua história. Teve que enfrentar a imposição das autoridades, exílio e morte. O espírito de desumanidade, de desrespeito, de injustiça e desmandos acompanha as práticas das pessoas. A luta pela libertação também sempre fez parte da vida dos mais sofridos. A opressão sobre os fragilizados causa reação para conquista de direitos.

O Brasil é uma Nação de dimensões privilegiadas, mas com muitos desafios. Tem um território de oito milhões e quinhentos e dezoito quilômetros quadrados, com uma população que ultrapassa os duzentos milhões de habitantes. Portanto, é um grande país, que apresenta incalculáveis desafios. Sua riqueza, natural e humana, inveja qualquer outra Nação no mundo de “meu Deus”.

Entre os inúmeros desafios, temos a área da administração pública como destaque. Sabemos que não é fácil comandar uma Nação, um Estado ou um Município. Porque isso exige muita responsabilidade e seriedade política, mas é o que, em grande parte, não tem acontecido. O domínio da corrupção e do acúmulo de alguns, sacrifica fortemente a vida da maioria da população.

Os últimos acontecimentos aflorados pela imprensa nacional têm deixado o povo brasileiro muito deprimido e insatisfeito. Há uma crescente desvalorização social, aumenta a violência e o sofrimento da massa pobre das periferias. Há também um desinteresse do setor político por uma sociedade justa e fraterna. Por tudo isso, temos que trabalhar a consciência comunitária e a esperança do povo.

A sociedade visibiliza uma realidade angustiante: os pobres são sempre passados para trás. Dominam os “espertos”, usando todo tipo de falcatruas para defender seus próprios interesses. Temos um grande desafio, se queremos uma sociedade saudável: construir uma nova identidade coletiva, onde a responsabilidade para com o bem comum seja uma relação autêntica entre o Estado e o seu povo. 

(*) Arcebispo de Uberaba




ESPECIAL DE ANIVERSRIO 2017
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
O Codau iniciou a transposio do rio Claro. Segundo dados da autarquia, a vazo do rio Uberaba est em torno de 1.520 litros/segundo e, para atender demanda da cidade, necessrio um volume de 900 litros/segundo. Voc acredita que a transposio necessria neste momento?





JM FORUM
Governo federal diminuiu a previso do salrio mnimo para 2018, tendo em vista a queda na inflao, prevista ainda para este ano. Assim, o novo salrio mnimo deve ser de R$ 969 e no mais de R$ 979, como previsto, mas ainda poder sofrer mais reajustes at o fim do ano. Qual a sua opinio sobre os novos valores?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017