Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Eliana Barbosa - 12/05/2017

A inveja no ambiente profissional

Compartilhar:

Sendo a inveja um dos sentimentos que mais atrasam o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, vamos refletir, hoje, sobre o mecanismo da inveja no ambiente de trabalho.

Onde trabalhamos é o lugar em que há mais possibilidade de proliferar esse tipo de sentimento devastador e destruidor de relacionamentos. É comum onde há hierarquias a presença do medo de perder o cargo, de um companheiro ser mais competente do que o outro e, com isso, instala-se a hostilidade e a inveja. Como sempre, há o processo comparativo, que leva o indivíduo a se sentir inferior ao colega ou a temer que outro funcionário venha a se destacar mais do que ele.

E quando a inveja está presente, vemos casos de perseguições, implicâncias e até fatos mais sérios, em que há ações de má-fé, com o intuito de prejudicar alguém que se mostre mais capacitado.

Eis, então, algumas sugestões para a pessoa invejosa: Desenvolva sua própria autoestima, que lhe garantirá autoconfiança, e utilize a técnica da autocomparação, fazendo uma análise detalhada de seu próprio desenvolvimento profissional, ao longo dos anos, e aprenda a valorizar o fato de ter um emprego.

Quanto a quem se sente ameaçado ou sofre perseguições no trabalho, que possa se utilizar de uma técnica que aprendi com um grande sábio, o meu pai, Elias Barbosa (1934-2011): Faça um diário, anotando tudo o que acontece no ambiente profissional, tudo o que lhe é dito e ordenado para realizar, e escreva a sua opinião a respeito. Esta é uma garantia no caso de haver qualquer calúnia contra você!

É lamentável, mas a verdade é que, até os dias de hoje, há pessoas infelizes, que, por ignorarem a “lei do plantar e colher” e incomodadas com o brilho das outras, acabam por prejudicar a si mesmas. E, depois, ficam pelos cantos, a reclamar do ambiente de trabalho e da falta de união.

Lembre-se, caro leitor: A sua vida é moldada de acordo com os seus pensamentos, sentimentos e ações! Portanto, é hora de decidir mudar pra melhor!

(*) life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos
Conheça melhor as suas atividades profissionais no site
www.elianabarbosa.com.br
Contato:
eliana@elianabarbosa.com.br




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018