Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 06/05/2017

Ao do pastor

Compartilhar:

Ao falar sobre a palavra “pastor”, pensa-se também em rebanho e ovelhas. A “Bíblia” fala do “Bom Pastor”, referindo-se a Jesus Cristo, aquele que deu a própria vida pelo bem das ovelhas, isto é, do povo que o rodeava, e pela dignidade de todas as pessoas, em todos os tempos e lugares. Para nós hoje, pastor é aquele que anuncia a Palavra de Deus e mostra o conteúdo da mensagem de Jesus Cristo.

O pastor cuida e defende as ovelhas que lhe são confiadas, porque quer o bem para todas elas. E faz parte essencial de sua responsabilidade, quando as ovelhas são pessoas humanas, criar condições para que elas vivam com dignidade e respeito. Nunca pode permitir que elas tenham vida de escravos, principalmente se o poder de decisão está concentrado em suas mãos.

Estamos num momento brasileiro em que devemos saber discernir quem é verdadeiro pastor, porque ele é diferente daquele que vive explorando o povo em formas diversas. Há pastores com aparência de ovelhas, mas que não passam de grandes assaltantes, porque tiram do povo o essencial para sua própria sobrevivência. Eles não podem continuar agindo prejudicando as pessoas.

As reformas que o governo está realizando vêm criando insatisfação na grande massa da população brasileira. Reina um medo generalizado em relação às perdas no que já foi conquistado em lutas populares. A impressão é de que teremos consequências desastrosas para o futuro das pessoas mais carentes. O que está em jogo é uma política econômica excludente e de privilégios.

O Evangelho fala que o bom pastor age com coerência. Ele entra nas repartições passando pela porta da frente e vai ao encontro da realização de suas responsabilidades para fazer o bem comum para as pessoas. O falso pastor, diferentemente, mais preocupado consigo mesmo, entra por outros lugares, porque tem medo das ovelhas e as conduz para um caminho de perdição.

Aconteceu a 55ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, SP. Participamos com a presença de mais de trezentos bispos de todo o Brasil, todos preocupados com seu próprio pastoreio. Cada um, à frente de sua Diocese, faz o que pode para ajudar as pessoas na vivência de sua dignidade espiritual, mas também na sua identidade como pessoa humana, como cristão e como cidadão, filho de Deus. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018