Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 14/01/2017

Esprito de Deus

Compartilhar:

Não é fácil ter o espírito de Deus. A possibilidade acontece a partir da vinda de Jesus Cristo. Foi Ele quem nos aproximou dessa realidade, porque n’Ele o divino se tornou humano. Suas palavras e prática revelam a grandeza da vida divina dentro do contexto humano. É fundamental o correto uso da liberdade, para fazer boas escolhas e ter uma vida de acordo com as palavras do Evangelho.

A liberdade das pessoas sofre as consequências do mal e das injustiças que querem dominar o agir humano. Não basta crer em Jesus Cristo para se ter afinidade com o espírito de Deus, nem violar as normas divinas e agir contra os princípios cristãos, mas é preciso seguir seus passos e lutar sempre para que o mundo se liberte do mal que o desfigura a todo instante, ferindo sua identidade.

Recusar a Deus como Pai significa não reconhecer o outro como irmão. Sendo assim, fica difícil praticar a fraternidade, justamente aquilo que nos possibilita ter o espírito de Deus. Tudo isso concretiza o fechamento da pessoa em si mesma, reduzindo sua capacidade de relacionamento e de comunhão. O individualismo não consegue satisfazer e dar sentido saudável para a vida humana.

Fala-se em fazer a experiência de Deus. Na verdade, é a experiência do Espírito Santo, conferindo às pessoas os seus dons, carismas, ministérios e serviços. Isso abre o coração e a mente dos indivíduos para a prática da caridade. Conseguem sair do fechamento e se tornam pessoas realizadas, porque saem de si mesmas e se colocam a serviço dos irmãos, principalmente os mais necessitados.

Com a visão bíblica, no passado “o Espírito pairava sobre as águas” (Gn 1,2). O ser humano passou a ter vida a partir de um sopro divino: “soprou o sopro da vida e ele se tornou um ser vivente” (Gn 2,7). Jesus fez o mesmo gesto em relação aos discípulos; ao soprar sobre eles, disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). É o Espírito das boas obras para quem as pratica com fé.

Ter o espírito de Deus significa viver a santidade, uma realidade que vem do cumprimento da Palavra de Deus. É na prática comunitária que isto acontece, porque ali há espaço para a convivência e o exercício da fraternidade. Ninguém está excluído dessa realidade, porque a santidade é para todos, é proposta universal, mas que respeita a decisão de cada pessoa. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018