Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 03/12/2016

Previses natalinas

Compartilhar:

Esse tema toca profundamente a cultura capitalista, porque o tempo de Natal tem sido marcado pela festa do consumo, das vendas e de movimentação financeira. A mídia se encarrega de provocar a sensibilidade das pessoas, levando-as a comprar cada vez mais. Passou a ser Natal de presentes, não propriamente do verdadeiro presente, do Menino Jesus, o Filho de Deus.

Uma verdadeira preparação para o Natal supõe austeridade, anticonsumismo e mudança de mentalidade. Sabemos que não é fácil “remar contra a maré”, contra uma sociedade que, mesmo vivendo crise financeira, não consegue prever o alcance de suas condições econômicas. Em vez de um Natal de liberdade, de encontro com Cristo, passa a ser de arroxo por causa de dívidas adquiridas.

O momento brasileiro é de prudência nos gastos pessoais, evitando fragilizar as condições para uma vida digna, sem os apertos com contas a pagar. Natal é tempo de liberdade, de coração aberto para construir o bem na luz do Menino Deus. Não é tempo de competição, de querer agradar com presentes caros e nem de gastar mais do que as próprias possibilidades econômicas.

Nas previsões do Natal encontramos a palavra esperança, que está fundamentada na Palavra de Deus. No Antigo Testamento o povo esperou com toda paciência a realização da promessa, a chegada do Emanuel, no dizer do profeta Isaías (Is 7,14). Jesus vem como Deus da firmeza e do encorajamento para todos os povos que caminhavam na penumbra das previsões passadas.

Acolher Jesus no Natal significa acolher a todas as pessoas com carinho, superando as dificuldades na convivência. A harmonia nos relacionamentos é condição essencial para uma vida feliz, e base para a celebração de um Natal fecundo e frutuoso. Aí está o sentido dos encontros familiares, também dos presentes, fortalecendo os laços de convivência para começar novo ano de cabeça erguida.

A palavra “metanoia” é própria do tempo do Advento, significando mudança nas atitudes de convivência social. A marca cristã está centrada na simplicidade, como aconteceu com Jesus Cristo, que teve como berço um cocho, dentro de um estábulo, e seu leito de morte foi a cruz. Portanto, Deus em Cristo é Pai de todos, e não o dinheiro, que é pai só de alguns. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 9fev
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
RIVER AUTOPEAS
SINTONIZE

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018