Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 26/11/2016

Advento e Natal

Compartilhar:

As vitrines das lojas já começam a apresentar brilhos com enfeites de Natal. O comércio se prepara para o momento propício de faturamento. O clima, também com ares de fim de ano, vai mudando aos poucos, provocando uma sensação de festas, de presentes, de viagens e de encontros familiares. Conseguimos até nos esquecer de que vivemos situação de arroxo e desafios na economia do país.

Os cristãos fazem um caminho de preparação durante quatro semanas, que chamamos de Advento, para celebrar com qualidade as festas natalinas. Natal é aniversário do nascimento de Jesus Cristo, da presença de Deus que se faz homem, divinizando o humano e humanizando o divino. Jesus veio como esperança de luz para todas as nações, muito mais para os dias de hoje.

Todo esse clima de Advento e Natal deve ser oportunidade privilegiada de encontro com a Pessoa de Jesus Cristo, superando a mera cultura do consumismo. O verdadeiro presente deve ser o Senhor da história, Aquele que dá sentido autêntico para a vida das pessoas. É Nele que as famílias devem alimentar seus momentos de confraternização e de celebração das festividades de fim de ano.

Quando dizemos que Jesus Cristo é a luz para um mundo novo, um Brasil mais humano significa que não podemos caminhar na escuridão. Sinto que o nosso processo educativo brasileiro está muito confuso, tendente a deixar o povo na escuridão e incapaz de uma crítica libertadora. Quanto mais nos distanciamos dos princípios orientadores do Evangelho, mais ficamos na confusão.

Não podemos ser desatentos àquilo que é essencial, porque provocamos a destruição e caímos num mundo de “dilúvio”. Foi o que aconteceu com o povo do Antigo Testamento, no tempo de Noé, conforme o relato bíblico. Foi um fim de sacrifício, mas também de recuperação de forças e reanimação da coragem dos sobreviventes. Será esse o caminho por onde passa o Brasil?

No meio de tanta confusão, de graves desmandos, falta de testemunho e autenticidade por todos os lados, o Advento e o Natal devem ser espaço de esperança, de mostrar que um mundo diferente é possível. Para isso é preciso superar a ordem social violenta, transformando as armas injustas e destruidoras em instrumentos de trabalho, colocando o projeto de vida como meta a atingir. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018