Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Cludia Feres - 25/11/2016

Cobrana Digna

Compartilhar:

Os devedores são obrigados a honrar os seus compromissos, mas não podem ser submetidos a medidas abusivas de cobranças. Alguns cobradores, todavia, extrapolam e fazem do constrangimento e ameaça uma prática de exigência. Alguns dos abusos mais comuns são: insistentes contatos telefônicos tarde da noite, fora do horário comercial; uso de insultos; ameaça pessoal, material e moral; exposição da situação do devedor a outras pessoas que não ele; fingir ser um advogado com o objetivo de coagir o consumidor. O art. 71 do CDC veda a utilização, na cobrança de dívidas, de qualquer procedimento que interfira no trabalho, descanso ou lazer do consumidor. Assim, faz-se necessário que o consumidor devedor tenha conhecimento de seus direitos, e não permita qualquer tipo de cobrança abusiva por parte do fornecedor. O fornecedor possui o direito de cobrar as dívidas, inclusive no Judiciário, mas deve fazê-lo sempre respeitando a dignidade da pessoa do consumidor.

Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018