Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Cludia Feres - 11/11/2016

Pizzaria Amiga do Consumidor

Compartilhar:

Os consumidores já estão acostumados: quando se pede uma pizza com dois ou mais sabores, as empresas costumam cobrar o maior valor entre as escolhas do cardápio. Porém, apesar de comum, essa prática é considerada, por muitos órgãos de defesa do consumidor, ilegal e abusiva. Existem entendimentos de que o certo seria cobrar um valor médio entre o maior e o menor valor. Embora o preço do produto seja liberalidade do fornecedor, portanto, em tese, permitida essa diferenciação de preço, o ideal é que a forma de cobrança seja informada com clareza e ostensivamente para que o consumidor tenha perfeita compreensão antes de fazer o pedido. A campanha que alguns órgãos de defesa do consumidor estão fazendo chamada 'Pizzaria Amiga do Consumidor' tem como objetivo coibir condutas abusivas praticadas por pizzarias quando o fornecedor não permite ao consumidor ter conhecimento efetivo de que a pizza é comercializada com sabores diferentes e o fornecedor faz a cobrança total de acordo com o sabor de maior valor. Essa conduta constitui exigência ao consumidor de vantagem manifestamente excessiva. A prática abusiva fica configurada devido à falta de informação adequada sobre o valor cobrado. A informação correta dá ao consumidor o direito efetivo de escolha!

Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018