Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Cludia Feres - 11/11/2016

Pizzaria Amiga do Consumidor

Compartilhar:

Os consumidores já estão acostumados: quando se pede uma pizza com dois ou mais sabores, as empresas costumam cobrar o maior valor entre as escolhas do cardápio. Porém, apesar de comum, essa prática é considerada, por muitos órgãos de defesa do consumidor, ilegal e abusiva. Existem entendimentos de que o certo seria cobrar um valor médio entre o maior e o menor valor. Embora o preço do produto seja liberalidade do fornecedor, portanto, em tese, permitida essa diferenciação de preço, o ideal é que a forma de cobrança seja informada com clareza e ostensivamente para que o consumidor tenha perfeita compreensão antes de fazer o pedido. A campanha que alguns órgãos de defesa do consumidor estão fazendo chamada 'Pizzaria Amiga do Consumidor' tem como objetivo coibir condutas abusivas praticadas por pizzarias quando o fornecedor não permite ao consumidor ter conhecimento efetivo de que a pizza é comercializada com sabores diferentes e o fornecedor faz a cobrança total de acordo com o sabor de maior valor. Essa conduta constitui exigência ao consumidor de vantagem manifestamente excessiva. A prática abusiva fica configurada devido à falta de informação adequada sobre o valor cobrado. A informação correta dá ao consumidor o direito efetivo de escolha!

Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba




San Marco - 9fev
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
RIVER AUTOPEAS
SINTONIZE

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018