Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Eliana Barbosa - 31/07/2009

As sequelas do preconceito

Compartilhar:

Para mim, um dos piores defeitos na forma de pensar e agir de algumas pessoas é o preconceito. Vejo este sentimento cruel como um atraso espiritual, porque, dia após a dia, a vida nos mostra o quanto somos semelhantes e irmãos – filhos de um mesmo Pai.

O preconceito - racial, social,  religioso, ou outro qualquer - só pode fazer parte da vida de quem ainda não se abriu para o amor e o compartilhamento. E, o mais triste de tudo isso é que todos vivemos regidos por Leis Universais infalíveis, e uma das mais importantes leis está sempre a nos demonstrar que colheremos aquilo que plantarmos. Se alguém está construindo muralhas em seus relacionamentos por causa do preconceito, não pode reclamar mais tarde por se encontrar solitário e esquecido, por aqueles que presenciaram seus exemplos egoístas e orgulhosos. Na verdade, as sequelas do preconceito são muito mais devastadoras para o preconceituoso do que para aquele que é alvo de preconceito.

Fico me perguntando: como pode alguém se achar melhor do que o outro porque tem uma cor, aparência, opção sexual ou religião diferente? Como saber quem é melhor do que quem? Para mim, só há uma forma de vermos quem realmente é uma pessoa melhor: pelas suas atitudes e, se suas atitudes são de arrogância em relação aos outros, então, claramente está demonstrando que não tem valor algum diante dos outros. O orgulho é uma das maiores chagas da Humanidade, cegando o orgulhoso diante das oportunidades de ser generoso e, consequentemente, feliz.

E se você é alguém que tem sofrido com o preconceito dos outros, fica aqui o meu recado: saia já dessa posição de vítima e jamais se sinta inferior a ninguém, porque você é muito especial! Você é um filho de Deus, tem a Essência Divina dentro de você (assim como quem lhe humilha também tem), e com essa Força Interior, busque compreender o atraso espiritual dos preconceituosos (que ainda não descobriram sua Divina Essência), perdoando-os do fundo de seu coração. Sinta-se merecedor só de energias positivas e, assim, ao lhe rejeitarem por qualquer preconceito que seja, não permita que o sentimento de inferioridade lhe domine. Esse é o seu grande poder: escolher como vai reagir diante das maldades do mundo. Eu sugiro que você escolha perdoar, porque como disse Dr. Inácio Ferreira (1904-1988), inesquecível psiquiatra uberabense, “Quem não perdoa não tem um coração no meio do peito e sim, uma lata de lixo!”

Guarde bem: você não merece viver carregando o lixo do mundo. Liberte-se e seja feliz!

 

(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais
www.elianabarbosa.com.br




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Aps publicao no Porta-Voz, obras da revitalizao do Calado devem sair do papel neste ms. A previso que sejam concludas em seis meses. Na sua opinio, a revitalizao fica pronta para impulsionar as compras de Natal?




JM FORUM
A partir desta tera-feira, dia 15 de maio, pr-candidatos de todo o pas podero iniciar suas campanhas de financiamento coletivo online, a vaquinha virtual. Voc acredita que a arrecadao ser suficiente para as campanhas?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018