JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 17 de agosto de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

As sequelas do preconceito

Para mim, um dos piores defeitos na forma de pensar e agir de algumas pessoas é o preconceito. Vejo este sentimento cruel como um atraso espiritual, porque, dia após a dia, a vida nos mostra

- Por Eliana Barbosa Última atualização: 31/07/2009 - 20:14:40.

Para mim, um dos piores defeitos na forma de pensar e agir de algumas pessoas é o preconceito. Vejo este sentimento cruel como um atraso espiritual, porque, dia após a dia, a vida nos mostra o quanto somos semelhantes e irmãos – filhos de um mesmo Pai.

O preconceito - racial, social,  religioso, ou outro qualquer - só pode fazer parte da vida de quem ainda não se abriu para o amor e o compartilhamento. E, o mais triste de tudo isso é que todos vivemos regidos por Leis Universais infalíveis, e uma das mais importantes leis está sempre a nos demonstrar que colheremos aquilo que plantarmos. Se alguém está construindo muralhas em seus relacionamentos por causa do preconceito, não pode reclamar mais tarde por se encontrar solitário e esquecido, por aqueles que presenciaram seus exemplos egoístas e orgulhosos. Na verdade, as sequelas do preconceito são muito mais devastadoras para o preconceituoso do que para aquele que é alvo de preconceito.

Fico me perguntando: como pode alguém se achar melhor do que o outro porque tem uma cor, aparência, opção sexual ou religião diferente? Como saber quem é melhor do que quem? Para mim, só há uma forma de vermos quem realmente é uma pessoa melhor: pelas suas atitudes e, se suas atitudes são de arrogância em relação aos outros, então, claramente está demonstrando que não tem valor algum diante dos outros. O orgulho é uma das maiores chagas da Humanidade, cegando o orgulhoso diante das oportunidades de ser generoso e, consequentemente, feliz.

E se você é alguém que tem sofrido com o preconceito dos outros, fica aqui o meu recado: saia já dessa posição de vítima e jamais se sinta inferior a ninguém, porque você é muito especial! Você é um filho de Deus, tem a Essência Divina dentro de você (assim como quem lhe humilha também tem), e com essa Força Interior, busque compreender o atraso espiritual dos preconceituosos (que ainda não descobriram sua Divina Essência), perdoando-os do fundo de seu coração. Sinta-se merecedor só de energias positivas e, assim, ao lhe rejeitarem por qualquer preconceito que seja, não permita que o sentimento de inferioridade lhe domine. Esse é o seu grande poder: escolher como vai reagir diante das maldades do mundo. Eu sugiro que você escolha perdoar, porque como disse Dr. Inácio Ferreira (1904-1988), inesquecível psiquiatra uberabense, “Quem não perdoa não tem um coração no meio do peito e sim, uma lata de lixo!”

Guarde bem: você não merece viver carregando o lixo do mundo. Liberte-se e seja feliz!

 

(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais
www.elianabarbosa.com.br

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia