Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Cludia Feres - 30/09/2016

Corte de gua, luz e telefone

Compartilhar:

O corte de água, luz e telefone é proibido por lei, pois o art. 22 do Código de Defesa do Consumidor garante que os serviços públicos essenciais devem ser fornecidos de forma contínua. O fornecedor não deveria punir o consumidor com a suspensão do serviço para exigir o pagamento das contas atrasadas, pois a dívida do usuário só pode ser cobrada por meio de ação judicial. Então por que as Concessionárias interrompem o fornecimento de serviços essenciais ao consumidor? A fundamentação está na Lei 8.987/95 que autoriza o corte quando inadimplente o consumidor e a ele foi avisado previamente sobre a suspensão. Neste cenário, evidente a falta de diálogo entre o Código de Defesa do Consumidor e a norma que disciplina o regime de concessão do serviço público. O diálogo entre as fontes é de extrema urgência e é prudente que qualquer conversa entre a possibilidade de corte de fornecimento de serviço essencial seja pautado no contexto de vida daquele consumidor e que se possa com isso dar a importância devida ao princípio constitucional do respeito e proteção à dignidade da pessoa humana.

 Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018