Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Cludia Feres - 02/09/2016

Comerciante, voc tambm responsvel, sabia??

Compartilhar:

Para que uma pessoa física ou jurídica seja qualificada como fornecedor nos moldes da legislação consumerista, é necessário que ela exerça a atividade econômica com profissionalismo e habitualidade. São fornecedores, por exemplo, o fabricante e o comerciante. Todos os fornecedores, segundo o art. 18 do CDC, possuem responsabilidade solidária quanto aos produtos e serviços postos em circulação. Isso quer dizer que quem escolhe qual fornecedor deve responder por eventual vício ou defeito no produto ou serviço é o consumidor. Observa-se que o art. 18 do CDC refere-se a fornecedores, de maneira indistinta e, por isso, o comerciante pode ser chamado a responder solidariamente pelo vício. É comum a prática pelos comerciantes de projetarem a responsabilidade para sanar o defeito aos fabricantes, eximindo-se dolosamente da responsabilidade legal que lhes é conferida pelo CDC. Assim, apesar do que diz a lei, esta norma é constantemente desrespeitada principalmente pelos comerciantes, que alegam não possuir qualquer responsabilidade, repassando-a para o fabricante, o que viola a proteção consumerista. É preciso lembrar ao comerciante que a atividade empresarial deve ser exercida em consonância com a função social da empresa, devendo, portanto, respeitar a legislação e dos direitos dos consumidores. Caso o comerciante seja chamado pelo consumidor a responder por eventual vício, deverá fazê-lo, podendo discutir posteriormente à reparação a responsabilidade de outro fornecedor. Não se pode admitir que o consumidor fique desamparado. Comerciante, você também é responsável, sabia?

Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018