Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Cludia Feres - 05/08/2016

Consumidor, voc sabe qual a sua pontuao?

Compartilhar:

Alguns consumidores se deparam com a negativa de crédito ou até mesmo um aumento dos juros por parte de vários tipos de fornecedores (lojas, concessionárias de veículos, bancos, seguradoras etc), sem saber exatamente o porquê. Existem empresas que analisam o seu crédito por meio de um banco de dados com a prática do scoring (pontuação). Consumidor, você sabe qual é a sua pontuação? Ninguém sabe.

Esse é um método obscuro e violento. Essa prática viola o direito à informação previsto no Código de Defesa do Consumidor. Saber o que há contra você em bancos de dados privados é um direito essencial à dignidade humana. Os critérios podem ser subjetivos, preconceituosos, equivocados e falsos. Ter acesso às informações permite ao consumidor se defender. O consumidor tem também como direito fundamental o direito à educação, que quer dizer, no mínimo, ter todos os esclarecimentos sobre qualquer relação jurídica que venha a participar. Tal desrespeito por parte desses fornecedores deve ser penalizado. O direito do consumidor não pode ser jogado no lixo.

Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018