Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Cludia Feres - 29/07/2016

Quais so os direitos do consumidor quando o sistema do carto caiu?

Compartilhar:


Tudo vai bem até que na hora de pagar a conta, depois de ter digitado a senha do cartão, o pagamento não é concluído. Depois de outras tentativas, vem a notícia: “o sistema está fora do ar”. Apesar de a situação ser embaraçosa, ela é comum no dia a dia das pessoas. Só que quando acontece, o consumidor não sabe o que fazer. De acordo com o art. 14 do Código de Defesa do Consumidor a responsabilidade pela falha no serviço é do local comercial e da administradora do cartão, solidariamente. E se o fornecedor não se dispuser a aceitar outro meio de pagamento, como cheque por exemplo, o consumidor não pode ser exposto a nenhum tipo de constrangimento por causa do problema.

O fornecedor deve, imediatamente, assim que constatar que o sistema entrou fora do ar, avisar ostensivamente aos consumidores, para que possam optar por outra forma de pagamento ou contratar numa outra oportunidade. Lembre-se: a informação deve ser clara, evidente e precisa e o mais rápido possível, por meio das melhores formas de comunicação.

A exigência de que o consumidor assine uma nota promissória ou deixe os documentos pessoais no local pode ser considerada abusiva caso não tenha sido resultado de comum acordo entre as partes. O fornecedor pode resolver a questão propondo ao consumidor que volte outro dia para acertar o que foi consumido ou fornecer uma conta bancária para que o consumidor faça um depósito.

Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba




San Marco
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
RIVER AUTOPEAS
SINTONIZE

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018