Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dbora Elisabete Ribeiro Vannucci - 17/07/2016

Museu da Capela

Compartilhar:

Situado dentro da Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores, o Museu tornou-se peça chave para visitantes de todas as idades, classes e religiões.

As Irmãs Dominicanas chegaram a Uberaba no ano de 1885. Com a influência e ajuda dos Frades Dominicanos, fizeram a sua história com luta, trabalho árduo, disciplina e amor ao próximo.

Em resposta a união de ideais entre as Irmãs, criaram o Museu em 1950, que conta a história de sua chegada e permanência em Uberaba. Perceberam que necessitavam de um lugar com estrutura adequada para guardar suas experiências de vida. Juntaram peças, informações, memórias e unificaram-nas em um Museu. A princípio situava em uma sala do Colégio. Com o crescimento do número de estudantes, o Museu foi transferido para dentro da Capela do Colégio, sendo denominado “Museu da Capela”.

Em 2010 foi totalmente reformado em sua estrutura física e histórica com ajuda de profissionais específicos de cada área.

Os visitantes primeiramente se deparam com uma Obra de Arte, que é a bela arquitetura eclética da Capela, com colunas, capitéis, arcos, abóbadas, rosáceas, vitrais e revestimento em ladrilho cerâmico. Apreciam o valor do silêncio e o frescor do ambiente, refletem sobre as vitrines de Arte Sacra e Litúrgica situadas nas laterais do Altar Principal, visitam o mezanino com peças e materiais utilizados pela escola desde a sua fundação, juntamente com objetos de uso do convento. Em seguida passam para o Coro, com vista interna para a torre dos sinos. Lá está contida a história da chegada das Irmãs Dominicanas ao Brasil e a fundação do Hospital São Domingos. Pode-se apreciar também uma rica coleção de rochas e minerais coletados pela Irmã Loreto, geógrafa e geóloga, que muito somou para a educação dos alunos e que ainda contribui para a formação de universitários para suas pesquisas e trabalhos na área.

As visitas guiadas acontecem todas as 4ª e 5ª feiras, manhã e tarde, podendo ter outros dias e horários agendados junto a secretaria do Colégio pelo telefone 3331-9999. Como órgão de comunicação e educação dá seguimento ao trabalho das Irmãs Dominicanas em prol do desenvolvimento humano. 

(*) Restauradora do acervo do Museu da Capela e responsável pelas visitas guiadas




San Marco
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
RIVER AUTOPEAS
SINTONIZE

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018