Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dbora Elisabete Ribeiro Vannucci - 17/07/2016

Museu da Capela

Compartilhar:

Situado dentro da Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores, o Museu tornou-se peça chave para visitantes de todas as idades, classes e religiões.

As Irmãs Dominicanas chegaram a Uberaba no ano de 1885. Com a influência e ajuda dos Frades Dominicanos, fizeram a sua história com luta, trabalho árduo, disciplina e amor ao próximo.

Em resposta a união de ideais entre as Irmãs, criaram o Museu em 1950, que conta a história de sua chegada e permanência em Uberaba. Perceberam que necessitavam de um lugar com estrutura adequada para guardar suas experiências de vida. Juntaram peças, informações, memórias e unificaram-nas em um Museu. A princípio situava em uma sala do Colégio. Com o crescimento do número de estudantes, o Museu foi transferido para dentro da Capela do Colégio, sendo denominado “Museu da Capela”.

Em 2010 foi totalmente reformado em sua estrutura física e histórica com ajuda de profissionais específicos de cada área.

Os visitantes primeiramente se deparam com uma Obra de Arte, que é a bela arquitetura eclética da Capela, com colunas, capitéis, arcos, abóbadas, rosáceas, vitrais e revestimento em ladrilho cerâmico. Apreciam o valor do silêncio e o frescor do ambiente, refletem sobre as vitrines de Arte Sacra e Litúrgica situadas nas laterais do Altar Principal, visitam o mezanino com peças e materiais utilizados pela escola desde a sua fundação, juntamente com objetos de uso do convento. Em seguida passam para o Coro, com vista interna para a torre dos sinos. Lá está contida a história da chegada das Irmãs Dominicanas ao Brasil e a fundação do Hospital São Domingos. Pode-se apreciar também uma rica coleção de rochas e minerais coletados pela Irmã Loreto, geógrafa e geóloga, que muito somou para a educação dos alunos e que ainda contribui para a formação de universitários para suas pesquisas e trabalhos na área.

As visitas guiadas acontecem todas as 4ª e 5ª feiras, manhã e tarde, podendo ter outros dias e horários agendados junto a secretaria do Colégio pelo telefone 3331-9999. Como órgão de comunicação e educação dá seguimento ao trabalho das Irmãs Dominicanas em prol do desenvolvimento humano. 

(*) Restauradora do acervo do Museu da Capela e responsável pelas visitas guiadas




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018