Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Cludia Feres - 15/07/2016

possvel a cobrana de multa pela perda do ticket de estacionamento?

Compartilhar:

A cobrança de multa por parte dos fornecedores devido à perda do ticket que controla o período de permanência em estacionamentos é considerada uma prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor. Dentre vários motivos, o ato é abusivo pelo fato de não haver previsão na legislação brasileira que autorize a cobrança da multa nesses casos.

Tal prática é considerada exigência do consumidor de vantagem manifestamente excessiva, o que é vedado pelo ordenamento jurídico. O fornecedor do serviço de estacionamento, caracterizado por ser a parte forte da relação consumerista, tem o dever de controlar o período em que o consumidor permaneceu no local e cobrar o valor com base no tempo real da estadia. Se o fornecedor não tem como fazer esse controle, não pode repassar a responsabilidade ao consumidor por meio da cobrança da multa.

Nesse caso, o correto é que seja cobrado apenas o valor mínimo do período no local. Nesse sentido, é também vedado ao fornecedor submeter o consumidor a situações que configurem os delitos de constrangimento ilegal, extorsão e/ou cárcere privado, podendo o responsável pelo ato ser responsabilizado criminalmente por tais condutas. Assim sendo, a cobrança de multa – geralmente um valor fixo que varia de R$10,00 a R$30,00 - do consumidor é considerada prática abusiva, vedada pela legislação brasileira.

Nesses casos, havendo tal cobrança, o consumidor pode requerer no Judiciário o pagamento em dobro do que foi cobrado indevidamente. Consumidor, caso o estacionamento não aceite um acordo e exija o pagamento da multa, não deixe de pedir a emissão da nota fiscal, especificando a que se referem os valores cobrados, a fim de que possa procurar, posteriormente, o ressarcimento da cobrança indevida. Não deixe de exercer seus direitos!

Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba

***Colaborou Morena Prais Sivieri




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Aps publicao no Porta-Voz, obras da revitalizao do Calado devem sair do papel neste ms. A previso que sejam concludas em seis meses. Na sua opinio, a revitalizao fica pronta para impulsionar as compras de Natal?




JM FORUM
A partir desta tera-feira, dia 15 de maio, pr-candidatos de todo o pas podero iniciar suas campanhas de financiamento coletivo online, a vaquinha virtual. Voc acredita que a arrecadao ser suficiente para as campanhas?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018