Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Ana Bracarense - 04/07/2016

Como deficiente tira sua habilitao?

Compartilhar:

Hoje em dia, com tanta tecnologia, é possível um deficiente ter sua habilitação. Você sabia disso? Refletir sobre a importância do deficiente não depender de outras pessoas para levar e buscar em lugares, bem como atuar em prol de uma sociedade mais consciente e limpa é consciência de todos. Muitos deficientes são capazes de ter sua habilitação. Porém, desconhecem seus direitos e os caminhos para descobrir que tipo de adaptação um veículo necessita.

Cada necessidade requer um passo a passo que inicialmente pode começar

através da solicitação de um laudo para seu médico; ir à autoescola para a mesma lhe fornecer a senha para ir ao psicotécnico; ir ao psicotécnico na própria cidade para ver se a pessoa: tem o emocional equilibrado, coordenação, se enxerga, bem dentre outros itens; depois ir ao Detran-BH (Comissão de Exames Especiais - Divisão de Seleção – Rua Bernardo Guimarães n.º 1468, bairro Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30140-081 - Fone: 31.3273- 9667 - 31.3273.2289) e passar pela Comissão de Exames Especiais, para eles avaliarem se o deficiente está apto ou não a ter condições de dirigir.

Durante a Comissão de Exames Especiais passamos: na recepção, para preenchimento de dados pessoais; por psicólogo; por médico e, por último, fazemos simulação de estar dirigindo um carro (isso para o médico anotar quais adaptações têm que ser feitas no carro). Se o deficiente (Pessoa Com Deficiência) for aprovado, o mesmo receberá um documento emitido pelo Detran-MG para sua casa, confirmando total aptidão para poder dar segmento; deverá ir às Receitas (Federal e Estadual) para conseguir as isenções; depois voltará à autoescola (avisará que é deficiente, pois as aulas de direção serão no próprio carro); fará as aulas e provas teóricas normais.

Somente depois de passar na prova teórica é que deverá comprar o carro (levando a documentação que o Detran-MG enviou e a documentação das Receitas para ter isenções na compra do carro).

Depois que o carro chegar e o deficiente adaptá-lo, é só fazer as aulas e a prova de direção. Passando na prova de direção é só aguardar a CNH
provisória chegar e começar a dirigir pelas vias da cidade totalmente documentado. Com a CNH provisória em mãos, deverá ir à Secretaria de Trânsito (Sedest) e solicitar o cartão de deficiente/idoso para colocar no carro, no seguinte endereço: Av. Dona Maria de Santana Borges, 1.405, bairro Olinda, das 12 às 18 horas.

Nos anos seguintes será isento de IPVA, Taxa de Licenciamento, devendo pagar apenas o Seguro Obrigatório do seu veículo. Portanto, nunca duvide da capacidade que os deficientes têm, pois podem ser mais atentos na direção. Eu tenho meu carro adaptado e amo dirigir. Dá uma sensação de liberdade.

Vamos mostrar que somos capazes de dirigir. Sigam os passos!

www.anabracarense.com.br
Ana Bracarense PCD




San Marco
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
RIVER AUTOPEAS
SINTONIZE

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018