JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 15 de novembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Como deficiente tira sua habilitação?

Hoje em dia, com tanta tecnologia, é possível um deficiente ter sua habilitação. Você sabia disso?

- Por Ana Bracarense Última atualização: 04/07/2016 - 08:09:21.

Hoje em dia, com tanta tecnologia, é possível um deficiente ter sua habilitação. Você sabia disso? Refletir sobre a importância do deficiente não depender de outras pessoas para levar e buscar em lugares, bem como atuar em prol de uma sociedade mais consciente e limpa é consciência de todos. Muitos deficientes são capazes de ter sua habilitação. Porém, desconhecem seus direitos e os caminhos para descobrir que tipo de adaptação um veículo necessita.

Cada necessidade requer um passo a passo que inicialmente pode começar

através da solicitação de um laudo para seu médico; ir à autoescola para a mesma lhe fornecer a senha para ir ao psicotécnico; ir ao psicotécnico na própria cidade para ver se a pessoa: tem o emocional equilibrado, coordenação, se enxerga, bem dentre outros itens; depois ir ao Detran-BH (Comissão de Exames Especiais - Divisão de Seleção – Rua Bernardo Guimarães n.º 1468, bairro Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30140-081 - Fone: 31.3273- 9667 - 31.3273.2289) e passar pela Comissão de Exames Especiais, para eles avaliarem se o deficiente está apto ou não a ter condições de dirigir.

Durante a Comissão de Exames Especiais passamos: na recepção, para preenchimento de dados pessoais; por psicólogo; por médico e, por último, fazemos simulação de estar dirigindo um carro (isso para o médico anotar quais adaptações têm que ser feitas no carro). Se o deficiente (Pessoa Com Deficiência) for aprovado, o mesmo receberá um documento emitido pelo Detran-MG para sua casa, confirmando total aptidão para poder dar segmento; deverá ir às Receitas (Federal e Estadual) para conseguir as isenções; depois voltará à autoescola (avisará que é deficiente, pois as aulas de direção serão no próprio carro); fará as aulas e provas teóricas normais.

Somente depois de passar na prova teórica é que deverá comprar o carro (levando a documentação que o Detran-MG enviou e a documentação das Receitas para ter isenções na compra do carro).

Depois que o carro chegar e o deficiente adaptá-lo, é só fazer as aulas e a prova de direção. Passando na prova de direção é só aguardar a CNH
provisória chegar e começar a dirigir pelas vias da cidade totalmente documentado. Com a CNH provisória em mãos, deverá ir à Secretaria de Trânsito (Sedest) e solicitar o cartão de deficiente/idoso para colocar no carro, no seguinte endereço: Av. Dona Maria de Santana Borges, 1.405, bairro Olinda, das 12 às 18 horas.

Nos anos seguintes será isento de IPVA, Taxa de Licenciamento, devendo pagar apenas o Seguro Obrigatório do seu veículo. Portanto, nunca duvide da capacidade que os deficientes têm, pois podem ser mais atentos na direção. Eu tenho meu carro adaptado e amo dirigir. Dá uma sensação de liberdade.

Vamos mostrar que somos capazes de dirigir. Sigam os passos!

www.anabracarense.com.br
Ana Bracarense PCD

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia