JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 15 de agosto de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

O topo da montanha

Cada um de nós, neste mundo, deve ter a consciência de que está vivo por um motivo especial, por uma finalidade que deve ser encontrada e desenvolvida. Todavia, para que você alcance a felicidade

Por Eliana Barbosa. Última atualização: 24/07/2009 - 20:10:00.

Cada um de nós, neste mundo, deve ter a consciência de que está vivo por um motivo especial, por uma finalidade que deve ser encontrada e desenvolvida. Todavia, para que você alcance a felicidade e o sucesso, o sentido de sua vida precisa estar relacionado àquilo que você pode contribuir para deixar o Planeta Terra um lugar melhor de se viver. Raras são as pessoas que já crescem com um ideal e o implementam ao longo de seu viver. A maioria de nós vai descobrindo os segredos da vida durante a emocionante escalada das nossas montanhas existenciais.

Interessante é que, no afã de alcançar a felicidade e a fama, muitas pessoas miram apenas no “topo da montanha”, e, assim, acreditam que só serão realmente realizadas quando chegarem lá. Mas isso é um erro, porque é justamente no escalar de cada montanha que cada um aprende a contornar as pedras, a ser mais paciente e perseverante e a se proteger das intempéries da vida.

Viver aqui neste mundo é assim também. Não adianta ficar sonhando com a vida perfeita e o sucesso absoluto – o topo da montanha – se você não se dispuser a aprender cada vez mais, trabalhar com dedicação, compartilhar sua sabedoria e jamais temer os naturais desafios que surgirem. Se você quer vencer na vida, lembre-se de que primeiro você tem que vencer a você mesmo, as suas limitações e o seu medo de crescer e ser feliz! Permita-se ser feliz! William Shakespeare (1564-1616) sabiamente disse: "Eu aprendi que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorrem quando você está escalando-a".

E, para complementar a sua reflexão, um interessante conto, também falando sobre o desafio de atingir o topo da montanha: em uma floresta moravam três leões, e a bicharada, que andava muito ansiosa para eleger o seu rei, resolveu propor um desafio: os três teriam que escalar a montanha mais íngreme da região, chamada Montanha Difícil. O que conseguisse cumprir a tarefa em menor tempo seria aclamado o Rei da Floresta. No dia da escalada todos os animais compareceram, curiosos e apreensivos com o resultado. Os três leões começaram a subir a alta montanha e, pouco tempo depois, o primeiro leão voltou, desanimado. Minutos depois, voltaram os outros dois, bastante entristecidos porque a montanha era um desafio muito difícil. A bicharada não sabia o que fazer diante dessa inusitada situação, mas a águia, que tudo acompanhou de perto, disse que já sabia quem poderia ser eleito o rei da floresta. Os animais não estavam compreendendo nada, mas, sabiamente, a águia disse: - Sei quem poderá ser o nosso rei, pela sua atitude diante do grande desafio. Será o terceiro leão, porque o primeiro, ao perceber que não conseguiria subir toda a montanha, desistiu, e ainda disse para a montanha que ela o havia vencido. Assim também agiu o segundo leão, totalmente derrotado diante da dificuldade. Entretanto, o terceiro leão, nosso rei agora, ao perceber a sua incapacidade de escalar toda a montanha, em uma atitude vencedora diante da derrota, disse para ela: ‘Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo’.

 

(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais
www.elianabarbosa.com.br

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia