Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 18/06/2016

Regional Leste 2

Compartilhar:

No caminho da fé não basta acreditar na existência de Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo. São necessários gestos de fraternidade, de acolhida e de compromisso com a vida das pessoas. É a fé transformada em testemunho de vida, de coerência, de solidariedade com a dor da humanidade que busca libertação, principalmente quando seus direitos são totalmente feridos.

Nesses dias realizamos mais uma Assembleia do Regional Leste 2 da CNBB, que compreende os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, formado por 32 dioceses. O evento foi realizado na cidade de Cachoeira do Campo, arquidiocese de Mariana. A escolha do local foi de propósito, tendo como objetivo nossa solidariedade com as pessoas atingidas pelo desastre da mineradora Samarco.

O tema refletido foi sobre “Mineração”, a importância da extração, mas também as implicações negativas na sua caminhada, quando o processo não é tratado de forma sustentável, podendo causar sofrimento para a população. É o que aconteceu no Município de Mariana, causando mortes, destruindo casas, sufocando história centenária, prejudicando a natureza de forma incalculável.

A Assembleia contou com assessoria de um Promotor e de um grupo de professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ambos nos ajudando a aprofundar a questão das mineradoras no país. A conclusão é de que produzem muita riqueza, mas fica nas mãos de poucas pessoas e de alguns grupos privilegiados e pouco preocupados com a vida e dignidade da população.

Diante da fortuna, a dimensão da fé é colocada de lado, porque Jesus era preocupado com a restauração da dignidade e da igualdade das pessoas, superando as barreiras entre as classes sociais e econômicas. Enquanto não houver essa preocupação, sempre teremos sofrimentos causados por um desenvolvimento excludente, que mata e desorganiza a vida dos menos favorecidos.

O maior gesto de solidariedade com as dioceses atingidas pela lama foi a ida dos bispos, padres e alguns flagelados no local do desmoronamento da barragem, na localidade de Bento Rodrigues, Distrito de Mariana, que hoje não existe mais. Ali realizamos um momento de reflexão e de oração pelos falecidos, pelas famílias enlutadas, clamando por justiça e dignidade dos que perderam tudo. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018