Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 11/06/2016

Liberdade com integridade

Compartilhar:

A realidade dos fatos presentes na sociedade brasileira dos últimos tempos, que também não é muito diferente em outros países, tem marcas profundas que afetam a dignidade da população. É até difícil entender o que significa liberdade com integridade. A marca do “pecado”, do mal praticado, perpassa por todas as repartições, ferindo profundamente a esperança do povo brasileiro.

No entendimento cristão, Jesus olhava para as pessoas com um rosto de misericórdia e agia para proporcionar a elas uma condição de liberdade e de integridade. Ele era preocupado com a normalidade física, por isso realizava curas, mas não deixava de chamar a atenção sobre a realidade interior. É muito desconfortante carregar sentimentos de revolta, de ódio, de pecado.

A pessoa humana é formada de corpo e alma. Os dois fatos necessitam de harmonia. Por isso, não basta ter conforto material, riqueza, acúmulo e conviver com um coração vazio, carente de amor na dimensão sobrenatural. Muitos ricos são totalmente infelizes, porque não conhecem a grandeza do amor de Deus, que se revela no perdão, na misericórdia e no reconhecimento das fraquezas humanas.

Amar a Deus e ao irmão supõe relações justas e fraternas, essenciais para que a pessoa tenha reais condições de integridade, geradora de verdadeira liberdade. Isso não é fato somente humano, adquirido com nossas próprias forças, mas fruto também do dom de Deus, que chamamos dom da graça, dimensão divina nos atos humanos. Sem isso, o ser humano estará sempre insatisfeito.

Muitas pessoas se deixam levar pela luxúria, pelo orgulho e pela vaidade e não percebem a gravidade de muitos de seus atos. Ficam com a consciência obscurecida, incapaz de amar o irmão e capaz de práticas injustas contra os outros. Esse não é o caminho proposto pela Palavra de Deus, Palavra de acolhida e de misericórdia, que chega até o íntimo da vida de quem se deixa acolher por Ele.

Não existe verdadeira liberdade onde reina a discriminação e o desrespeito pela pessoa do outro. Por exemplo, no caso preciso das mulheres, que continuam sendo tratadas com total desprezo, afrontadas por companheiros machistas e despreparados para uma convivência saudável. A prática de Jesus foi outra. Foi de acolhida, de perdão e de valorização da pessoa humana. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018