Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 14/05/2016

Alegria do amor

Compartilhar:

Em tempo de Pentecostes, da presença do Espírito Santo como dom de Deus para a vida do mundo, o Papa Francisco publica mais um documento, uma exortação apostólica pós-sinodal, com o título de “Amoris Laetitia”, sobre o amor na família. É esforço de colocar nas mãos das pessoas os frutos colhidos das discussões que aconteceram durante a realização dos dois Sínodos sobre a família.

Muitos pentecostes já aconteceram na história dos povos. Era a festa da colheita entre os israelitas, momento de muita alegria e de ação de graças, porque simbolizava fartura. Para a liturgia da Igreja, simboliza a descida do Espírito Santo na vida da Igreja. A exortação “alegria do amor” é também expressão de pentecostes para o entendimento da família dentro da nova cultura.

A Igreja tem sentido que vivemos um novo momento do Espírito. Muitas iniciativas estão surgindo, novo modo de ser cristão, trazendo um clima de esperança para um mundo novo. É um novo sopro de vida para alimentar a nova cultura tão desgastada pela mentalidade vazia dos princípios do Evangelho. Espírito que abre os corações para compromissos mais coerentes com a vida cristã.

O Brasil clama por um novo pentecostes. O clima não está bom no cenário nacional. Infelizmente, chegamos ao mais profundo do poço. Conforme o livro dos Atos dos Apóstolos, a vinda do Espírito Santo foi o início de novos tempos para a cultura de Israel. É o que se espera do momento brasileiro, fazendo da crise, institucionalizada, uma reviravolta na condução do país de forma honesta.

Pentecostes marca o início de uma nova criação, renovada todo ano no período pascal. Desta vez enriquecida com a atuação do Papa Francisco, legando para toda a sociedade seu modo de ser e suas palavras contidas nos últimos documentos pontifícios. Evangelii Gaudium, Laudato Si, agora a Exortação Amoris Laetitia enriquecem a literatura católica para refletir sobre a história moderna.

O povo brasileiro está enfrentando uma forte tempestade. Foi o que aconteceu com os apóstolos no Mar da Galileia, quando Jesus aparece sobre as águas e é visto como um fantasma. Essa realidade não está sendo repetida no país? Se o deus dinheiro/poder domina a prática das pessoas, o Deus verdadeiro tem sido visto como mero fantasma, e não Aquele que orienta o percurso da política. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 9fev
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
RIVER AUTOPEAS
SINTONIZE

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018