JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 21 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Seja flexível

Somos todos aprendizes neste maravilhoso Planeta, e, para mim, o que mais me encanta...

- Por Eliana Barbosa Última atualização: 29/04/2016 - 19:59:33.

Somos todos aprendizes neste maravilhoso Planeta, e, para mim,  o que mais me encanta é vivenciar, com atenção, as surpresas e lições que me acontecem.  E um dos aprendizados que procuro aplicar em minha caminhada é o exercício da flexibilidade emocional. Confesso que não é nada fácil, principalmente pela velocidade assustadora das mudanças, em todos os campos – comportamental, cultural, tecnológico, etc.

Contudo, é importante que você tenha em mente que ser flexível pode lhe garantir o sucesso permanente com muito mais rapidez porque para ser bem-sucedido e feliz você precisa saber se relacionar melhor, e esta flexibilidade facilita todo este processo.

Veja bem: Há pessoas que, em sua inflexível maneira de ver o mundo, só aceitam aquilo que acreditam como realidade para elas e não se habilitam a escutar e entender o ponto de vista dos outros. Acham-se as donas da verdade, colocando-se em uma postura de arrogância e distanciamento.

O que quero dizer com isso é que você precisa aceitar que tudo muda e se você se poupar nas mudanças, vai acabar poupado por todos, tanto no reconhecimento familiar, social ou profissional. Sendo mais maleável, e mais aberto e preparado para as transformações do mundo, certamente seus relacionamentos serão menos tumultuados.

Lembre-se de que um bambu tomba, mas não quebra com uma tempestade, justamente porque ele é flexível e esta é a postura que todos devemos desenvolver para suportar as tempestades do nosso viver. Você pode e deve chorar, esbravejar, desabafar, mas não permita que as imperfeições dos outros ou as perdas naturais da vida lhe “tirem o chão”.  

Procure entender e, principalmente, respeitar os pontos de vista divergentes dos seus, porque assim, você fica mais protegido contra as mágoas. As pessoas inflexíveis, julgadoras e críticas são aquelas que mais dificuldade encontram no perdão porque são muito exigentes e não sabem se colocar no lugar dos outros, daqueles que as machucaram.

Concluindo, você só tem a perder com a inflexibilidade, porque o desrespeito com as escolhas dos outros faz com que você se torne cada vez mais solitário e triste.

Pense nisso!!!  

(*) coach de relacionamentos, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos. É também diretora do CCS – CENTRO DE CURA DOS SENTIMENTOS.  Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia