Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 09/04/2016

Reino da vida

Compartilhar:

Enfrentamos situações de morte nas diversas práticas da cultura moderna. Em tempo de Páscoa, a mente humana deveria ser totalmente empenhada na defesa e na construção da vida. Este foi o agir de Jesus Cristo, terminando na cruz para dizer que a morte pode se transformar em vida. É a doação da própria vida, para construir o bem comum, que consegue despertar vida para as pessoas.

A missão de Jesus Cristo na Terra foi de construir o Reino de Deus, reino que tem por objetivo defender a vida na sua dignidade e plenitude. Nas dimensões da sociedade de hoje, ele não pode ser um reino estéril, sem fecundidade, fruto de atitudes irresponsáveis e sem compromisso com o sentido e a dignidade da vida. Tem que ser expressão clara da verdade e da justiça como identidade.

O cristão agora é convocado pela Palavra de Deus para seguir o caminho do Reino, que passa inclusive pela doação de si mesmo e pelo martírio. Mas isto só é possível mesmo quando o amor incondicional pelo outro for colocado em primeiro plano. É preciso criar consciência sobre a riqueza do verdadeiro amor, daquele que leva a pessoa a imitar Jesus Cristo na doação, como os apóstolos.

Os apóstolos foram proibidos pelas autoridades civis de proclamar o nome do Senhor, mas agiram, mesmo assim, dizendo que deveriam obedecer a Deus, e não aos homens. Os ensinamentos de Jesus Cristo eram rejeitados por quem exercia poder político. Entendiam que a mensagem dos cristãos perturbava a ordem pública. Era a mensagem da coerência, do amor e da responsabilidade.

Olhando para a sociedade do passado, as coisas não eram diferentes do que está acontecendo hoje. A luta pelo poder sempre foi um alvo perseguido pelos políticos, mas a prática nem sempre coincide com o reino da vida, porque o bem público não tem sido o objetivo principal. Isto é sinal de que muita gente fica no prejuízo por causa das más administrações e aproveitamentos próprios.

Os destinos da história estão nas mãos de Deus. Muda governo, acontecem brigas entre os políticos, acusações baratas, desvios públicos são institucionalizados, as inverdades e injustiças ficam como fatos normais e tudo continua na normalidade. Creio ser hora de um basta em tudo isto. Os mais prejudicados, que procuram caminhos de vida, são os mais pobres, e esperam a justiça de Deus.




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018