Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 06/03/2016

O valor da reconciliao

Compartilhar:

As ideias e os estilos de vida das pessoas se apresentam diversos, tanto de indivíduo para indivíduo, como de comunidade para comunidade. As cabeças são diferentes, a forma de agir é de cada um, mesmo levando em conta a influência do contexto social. De uma mesma realidade ou convivência, cada pessoa é uma pessoa, com dons e fraquezas, fazendo a diferença entre uma e outra.

O “Evangelho” fala de um pai que tinha dois filhos. Tiveram a mesma formação, mas as reações eram totalmente diferentes. O mais novo abandonou a casa paterna, e outro não. A forma como isso aconteceu criou uma grande barreira entre eles. Só um processo de reconciliação era capaz de aproximar os dois. Isto supõe sacrifício e perda na zona de conforto, o que o mais velho não quis aceitar.

A reconciliação é caminho de construção de nova forma de vida, normalmente fundamentada na fraternidade. Podemos até dizer que é recomeço de relacionamento, essencial para a normalidade da convivência no ambiente comunitário. É também condição para que a pessoa passe a experimentar o sentido e a força do calor humano, revitalizador inclusive da serenidade e da saúde física.

Quaresma é tempo de reconciliação. É um gesto bonito na vida de quem reconhece as próprias fraquezas, fragilizado por não ter convivência fraterna. A inimizade, a vingança e a violência fazem mal e distorcem a essência da dignidade da pessoa. Ela se torna um ser infeliz e carente de gestos de acolhida. É feliz quem é capaz de fazer a via da reconciliação, seja com Deus ou com o irmão.

É gratificante a pessoa ter um aprendizado no sentido de viver, começando pelos erros praticados e descobrir aí a gratuidade da vida, que sempre se renova com o passar do tempo. Isto não depende de aparência, de cultura, de inteligência, de posse ou de habilidade para manipular os relacionamentos. É uma questão baseada na conduta da pessoa em busca do bem.

Reconciliados em Cristo Jesus, tornamo-nos criaturas novas, renascidos com atitudes renovadas. Tal postura cria impacto na sociedade porque passamos a ser diferentes, testemunhando uma prática de vida autêntica e transparente. Nisto está o valor da reconciliação, porque abre caminho para uma convivência fraterna, onde o espírito de comunidade fala mais alto do que o individualismo. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
RIVER AUTOPEAS
SINTONIZE

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018