JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 17 de agosto de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Perda do ‘cartão de consumação’

A cobrança de multas por perda de comanda em bares e casas noturnas é uma prática que frequentemente desperta dúvidas...

Por Cláudia Feres. Última atualização: 29/01/2016 - 09:27:37.

A cobrança de multas por perda de comanda em bares e casas noturnas é uma prática que frequentemente desperta dúvidas nos consumidores. Para que a hora da diversão não tenha um desfecho desagradável, é importante saber como funciona esse tipo de cobrança e quais os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Muitos bares e casas noturnas cobram multas muito acima do valor da entrada ou da taxa de consumação oferecida. Por se revelar uma vantagem manifestamente excessiva, a prática é considerada abusiva. O correto é o estabelecimento ter controle sobre os gastos do consumidor, mesmo com a distribuição da comanda. Dessa forma, se o estabelecimento repassa ao consumidor o controle dos gastos, deve acreditar no valor que ele declara ter consumido.
O ideal, nesses casos, é que a casa mantenha outra forma de controle dos gastos de seus clientes além da comanda, pois a responsabilidade não pode ser repassada ao consumidor. Caso não haja o controle, o valor a ser pago deve ser o declarado pelo cliente. Caso a situação não consiga ser resolvida amigavelmente, existe a possibilidade de arcar com o custo da taxa pela comanda extraviada, mas exigindo uma nota fiscal, na qual esteja discriminado que aquela cobrança era referente à perda da comanda. Com o documento em mãos, a indicação é procurar algum órgão de defesa do consumidor para exigir seus direitos.

Cláudia Feres
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba
Professora Universitária

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia