Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Cludia Feres - 08/01/2016

Burocracia no atendimento hospitalar emergencial

Compartilhar:

 Está virando rotina a prática 'mais' que abusiva de exigir garantia burocrática e financeira para atendimento de emergência em hospitais do país. A Lei Federal 12.653/2012 tipifica como crime condicionar atendimento médico-hospitalar emergencial a qualquer garantia. Isto quer dizer que exigir cheque-caução, nota promissória, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento, é uma infração e a pena é de detenção de três meses a um ano, e multa. O estabelecimento de saúde é obrigado a educar o seu consumidor/paciente, afixando em local visível, cartaz informando que essa prática constitui uma ilicitude. O pedido de cheque-caução, preenchimento prévio de formulários entre outros é um dos principais problemas enfrentados pelos pacientes. A prática é considerada ilegal seja o consumidor usuário do plano de saúde ou não.

É inacreditável o descaso por parte dos hospitais em relação ao ser humano que necessita da segurança de que a sua vida está acima de qualquer outra coisa. A saúde está cada vez mais desumanizada. A humanização do atendimento se faz necessária desde o momento em que o paciente se dirige à recepção do serviço de saúde. Nas hipóteses de atendimento de emergência e urgência, a única exigência é o atendimento prioritário e de qualidade como garantidor do respeito aos direitos fundamentais do cidadão. Nenhum hospital deve se antepor ao socorro médico para resolver questões burocráticas. A saúde, a vida, sempre em primeiro lugar.

Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação PROCON Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018