Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 19/12/2015

Aldeia de Belm

Compartilhar:

Já estamos experimentando, no espírito do Advento e na movimentação do comércio, o clima festivo que identifica uma realidade própria de Natal. A história começou na Vila de Belém, uma minúscula Aldeia próxima da cidade de Jerusalém, com o nascimento de um Menino, anunciado pelos profetas como Aquele que traria a justiça e a vida para os povos.

Jesus nasce na cidade de origem de Davi e descende da dinastia desse grande Rei. O foco da justiça recai sobre Ele para enfrentar a cultura das injustiças, que sempre dominaram o itinerário dos povos. Injustiças que ameaçam a vida e a identidade das instituições. É triste comemorar mais uma festa de Natal entranhada por uma cultura com marcas profundas de injustiça.

Com Jesus, a história de quem acreditou Nele tomou um novo rumo. Segui-Lo supõe autenticidade, vida honesta e prática da justiça social. O que vemos hoje é uma afronta aos princípios do cristianismo, que até envergonha os honestos na celebração do Natal. Tudo tem se transformado em interesses particulares, acirrando as diferenças sociais.

A política deixou de ser a arte de bem administrar e um bem para a vida e se transformou em caminho fácil de corrupção. O cenário do Congresso Nacional é alarmante, fazendo do Brasil uma Aldeia de políticos despreocupados com a identidade dos brasileiros. Mas somos culpados, porque foram eleitos com o nosso voto.

A corrupção está presente, como efeito cascata, em todas as áreas da nação brasileira. Podemos até dizer que o Brasil é um país doente, necessitado de um processo de conversão. O Papa Francisco convoca o mundo para um tempo de misericórdia, que deve atingir o coração de nossos políticos.

As dimensões da Aldeia de Belém, em relação ao Brasil, são destoantes. Em Belém, Jesus foi homenageado pelos Reis do Oriente e reconhecido como Rei do universo. As explorações praticadas no Brasil fazem do país uma casa de grandes preocupações. Com isso o Natal fica sendo uma festa desfigurada e incompatível com a identidade de Jesus Cristo. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Aps publicao no Porta-Voz, obras da revitalizao do Calado devem sair do papel neste ms. A previso que sejam concludas em seis meses. Na sua opinio, a revitalizao fica pronta para impulsionar as compras de Natal?




JM FORUM
A partir desta tera-feira, dia 15 de maio, pr-candidatos de todo o pas podero iniciar suas campanhas de financiamento coletivo online, a vaquinha virtual. Voc acredita que a arrecadao ser suficiente para as campanhas?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018