Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Eliana Barbosa - 27/03/2015

Chantagem emocional

Compartilhar:

Uma das atitudes que mais perturbam os relacionamentos é a chantagem emocional – esta poderosa arma de manipulação com a qual as pessoas mais próximas de você ameaçam, de forma direta ou indireta, puni-lo se você não fizer o que elas querem ou afirmam que é o certo.

As maiores vítimas dos chantagistas emocionais são indivíduos com baixa autoestima, que pensam que devem agradar a todos, em busca de reconhecimento. Eles não sabem dizer “não”, assumem culpa por tudo e por todos e, assim, se tornam presas fáceis dos egoístas, que só pensam em seu próprio benefício.

Os chantagistas emocionais são bastante perspicazes para saber quais são os pontos fracos de suas vítimas e usam de ameaças, algumas vezes veladas e outras bem claras: É o parceiro que, para não se separar de você, diz que vai se matar... A filha adolescente que, diante dos limites dos pais, diz assim: “Vocês não me valorizam... Vocês deviam pôr a mão para o céu por eu não ser prostituta ou viciada...”  ou aquela colega de trabalho que, ao ouvir um “não posso te ajudar agora”, olha pra você com cara de coitada e diz: “Nossa, como você é egoísta...” E eles são tão convincentes que suas vítimas acabam acreditando neles e cedendo e, depois, pagam um alto preço por não terem se posicionado na hora certa.

Deixo aqui um alerta àquelas mães que, por não saberem amar com desapego, quando percebem que os filhos vão “bater asas”, e seu “ninho” vai ficar vazio, usam a chantagem emocional para tentar detê-los. Muitas delas adoecem, numa forma inconsciente de mostrar sua fragilidade, o que acaba por deixar os filhos com um enorme e devastador sentimento de culpa.

E que fique claro que, para haver chantagem emocional, são necessárias pelo menos duas pessoas. Então, se você fortalecer sua autoestima, aprender a dizer “não” sem se sentir culpado, e desenvolver a autoconfiança, os chantagistas emocionais terão que procurar outra pessoa para manipular.

Guarde bem: Quando você toma a decisão da mudança e do crescimento, tudo ao seu redor muda também!




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018