Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 14/03/2015

Perspectivas de vida

Compartilhar:

Fala-se em aumento da média de vida do povo brasileiro. É uma notícia muito agradável e comprovada pela existência de inúmeras pessoas com mais de cem anos de idade e com vida saudável, sem causar sofrimento para os que as cercam. O avanço da tecnologia, da ciência e do saneamento básico bem administrado é fundamental para que isto aconteça e cresça sempre mais.

Paralelo a essa constatação, crescem também os crimes contra a vida. Milhares de pessoas vão sendo eliminadas, por diversas maneiras, fruto de um desenvolvimento mal conduzido e pouco preocupado com o valor da vida. A prática da maldade tem sido corriqueira, que vai minando a força da esperança e até a sensação de que a presença de Deus não acontece mais.

A fonte da esperança está em Deus. Não num Deus distante das pessoas, que não é percebido como Pai, mas Aquele que cuida dos filhos que dão espaço para sua ação. Ele dá sentido para a vida e muda o rumo da história de cada pessoa, porque é rico em misericórdia, amor, favor e bondade. Infeliz é aquele que cria deuses diferentes e incapazes de trazer conforto e vida longa feliz.

O processo de conversão desejado pelo tempo da Quaresma está dentro do projeto em que Deus erradica as forças do sofrimento, da injustiça, do pecado e da opressão. Tudo que afeta a dignidade da vida das pessoas, como ações injustas que causam infelicidade, vai contra esse projeto, porque não permite vida duradoura.

A presença de Jesus Cristo no mundo foi de luz, mas muitos preferem viver na escuridão. Odiar a luz significa transformar o outro em inimigo, que deve ser combatido, isolado, vencido e vitimizado. Diz Paulo: “Que o amor fraterno os preencha de afeto uns para com os outros” (Rm 12,10).

A complexidade da sociedade pode dificultar a esperança de vida longa. Mas com toda vulnerabilidade diante da violência, da insegurança e da insensibilidade, que dificultam a consciência de uma real perspectiva de vida longa, a confiança em Deus dá sentido para a vida.

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018