Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Eliana Barbosa - 24/10/2014

Como se defender de pessoas manipuladoras

Compartilhar:

O mundo está cheio de pessoas manipuladoras, que nos enganam e depois, nos deixam em “maus lençóis”. Vou apontar aqui cinco características para você identificá-las, antes de cair na conversa delas:

Bajulação – Elas falam tudo o que você quer ouvir, enchem-no de elogios, para ganhar a sua confiança, e gerar em você um sentimento de dívida para com elas.

Induzi-lo a se sentir culpado – Elas nunca assumem a culpa ou a responsabilidade por ato algum. Sempre encontram um meio de dizer que se você tivesse agido diferente, nada de ruim teria acontecido.

Insistentes – Manipuladores, odeiam ouvir um “não”, perder o controle da situação. Por isso, insistem com mil argumentos para fazer você mudar de ideia.

Chantagistas emocionais – São experts na atuação teatral, então, para conseguir sua atenção e o seu “sim”, são capazes de chorar, de parecer doentes, infelizes, etc. Fique esperto! Isso é muito comum em mães controladoras, que não querem ficar longe de seus filhos, mesmo quando adultos.

Usam a autopiedade – Ficam falando que estão mal, se fazem de coitados e inventam mentiras para despertar a piedade e a atenção dos outros.

Com certeza, você já encontrou e até conviveu com pessoas manipuladoras, que muitos aborrecimentos trouxeram para sua vida.

Então, agora, veja 5 atitudes para você se defender delas: aumente sua autoconfiança; não dependa de elogios dos outros para se sentir bem; pare de querer agradar a todo mundo; posicione-se, dizendo “não” quantas vezes for preciso, sem se culpar por isso; e pare de carregar todo mundo nas costas.

E finalizando, cuidado! Não perca seu tempo e energia tentando desmascarar os manipuladores, porque eles são mestres em virar o jogo e, no final, deixar você como o vilão da história. O melhor a fazer é se afastar deles e rezar para que você não seja mais enganado por outros que, certamente, aparecerão em sua vida.

(*) Psicoterapeuta, life coach, palestrante e escritora no campo do autodesenvolvimento, e apresentadora em TV e rádio
www.elianabarbosa.com.br
eliana@elianabarbosa.com.br




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018