JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 23 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Como se defender de pessoas manipuladoras

O mundo está cheio de pessoas manipuladoras, que nos enganam e depois, nos deixam

- Por Eliana Barbosa Última atualização: 24/10/2014 - 20:44:37.

O mundo está cheio de pessoas manipuladoras, que nos enganam e depois, nos deixam em “maus lençóis”. Vou apontar aqui cinco características para você identificá-las, antes de cair na conversa delas:

Bajulação – Elas falam tudo o que você quer ouvir, enchem-no de elogios, para ganhar a sua confiança, e gerar em você um sentimento de dívida para com elas.

Induzi-lo a se sentir culpado – Elas nunca assumem a culpa ou a responsabilidade por ato algum. Sempre encontram um meio de dizer que se você tivesse agido diferente, nada de ruim teria acontecido.

Insistentes – Manipuladores, odeiam ouvir um “não”, perder o controle da situação. Por isso, insistem com mil argumentos para fazer você mudar de ideia.

Chantagistas emocionais – São experts na atuação teatral, então, para conseguir sua atenção e o seu “sim”, são capazes de chorar, de parecer doentes, infelizes, etc. Fique esperto! Isso é muito comum em mães controladoras, que não querem ficar longe de seus filhos, mesmo quando adultos.

Usam a autopiedade – Ficam falando que estão mal, se fazem de coitados e inventam mentiras para despertar a piedade e a atenção dos outros.

Com certeza, você já encontrou e até conviveu com pessoas manipuladoras, que muitos aborrecimentos trouxeram para sua vida.

Então, agora, veja 5 atitudes para você se defender delas: aumente sua autoconfiança; não dependa de elogios dos outros para se sentir bem; pare de querer agradar a todo mundo; posicione-se, dizendo “não” quantas vezes for preciso, sem se culpar por isso; e pare de carregar todo mundo nas costas.

E finalizando, cuidado! Não perca seu tempo e energia tentando desmascarar os manipuladores, porque eles são mestres em virar o jogo e, no final, deixar você como o vilão da história. O melhor a fazer é se afastar deles e rezar para que você não seja mais enganado por outros que, certamente, aparecerão em sua vida.

(*) Psicoterapeuta, life coach, palestrante e escritora no campo do autodesenvolvimento, e apresentadora em TV e rádio
www.elianabarbosa.com.br
eliana@elianabarbosa.com.br

Leia mais