JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 22 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Saúde suspende vacinação noturna e vai aos Cemeis

Imunização será para as crianças cujos pais autorizarem, conforme comunicado já enviado a eles pelos Centros de Educação

- Por Geórgia Santos Última atualização: 22/05/2018 - 08:12:01.

Arquivo


Robert Boaventura, diretor de Vigilância Epidemiológica, diz que a faixa de crianças de seis meses a cinco anos é a com menor cobertura até agora

Secretaria Municipal Saúde mudou estratégia e vai realizar vacinação contra a gripe nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei). A partir de hoje uma equipe vai a cada instituição para vacinar as crianças que receberam autorização dos pais, uma vez que o índice de crianças imunizadas, dentro do público-alvo, está abaixo do esperado. Por outro lado, está suspensa a vacinação noturna nas unidades de saúde.

Conforme o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, já foram aplicadas 49.338 doses na 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até sexta-feira (18), atingindo 55,60% do público-alvo da campanha. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação, e o que mais vem gerando preocupação são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Foram vacinados apenas 34,23% do público-alvo, sendo que entre as gestantes foram atingidos 43,95% da cobertura vacinal.

“Pensando nisso, vamos mudar a nossa estratégia. Suspendemos, desde esta segunda-feira, a vacinação noturna, que inclusive trouxe bons resultados e possibilitou que as pessoas se vacinassem em horário extra, e vamos começar nesta terça [hoje] a vacinação itinerante nos centros de educação infantil”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura. Robert destaca que está sendo enviado comunicado aos pais sobre a vacinação - se autorizam ou não a aplicação da vacina no filho -, sendo que naqueles que possuírem a permissão, a dose é aplicada. “A ideia é ir a todos os Cemeis até 30 de maio e, provavelmente, iremos em mais de um no dia”, destaca.

Além disso, vale ressaltar que restam poucos dias para o fim da campanha, que será em 1° de junho, sexta-feira, durante um feriado prolongado, quando normalmente as unidades básicas que realizam vacinação estão fechadas. Portanto, aqueles que fazem parte do público-alvo precisam se atentar, pois as unidades funcionam até o dia 30 de maio e ainda não há informações sobre prorrogação.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia