JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Rezoneamento será realizado após fim do cadastro biométrico em Uberaba

Vale lembrar que o prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores de Uberaba termina amanhã, dia 9 de fevereiro

- Por Thassiana Macedo Última atualização: 08/02/2018 - 07:13:24.

Portaria nº 3 publicada no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e assinada pelo juiz do Foro Eleitoral de Uberaba, Habib Felippe Jabour, suspende o atendimento dos eleitores dos municípios de Uberaba, Água Comprida, Campo Florido, Delta e Veríssimo de 15 a 25 de fevereiro. A paralisação será feita para atender cronograma de implementação da 3ª etapa do rezoneamento eleitoral, disposto na Portaria nº 10/2018 da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).

Vale lembrar que o prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores de Uberaba termina no dia 9 de fevereiro. Aquele eleitor que não comparecer a essas revisões poderá ter o título cancelado pela Justiça Eleitoral. Porém, quem ainda desejar votar nas eleições de outubro de 2018 terá de 26 de fevereiro a 9 de maio para procurar a Central de Atendimento ao Eleitor e regularizar sua situação. O agendamento voltará a ficar disponível aos eleitores a partir do dia 15 de fevereiro.

Segundo a portaria, com o fim do recadastramento biométrico, ocorrerá a redistribuição dos eleitores dos Municípios em questão entre as zonas eleitorais remanescentes. Após a extinção e transformação em postos de atendimento de algumas zonas eleitorais dessas cidades, os juízes das zonas remanescentes apresentaram ao TRE-MG uma proposta de redesenho do território dos respectivos municípios.

As modificações ocorrerão na 277ª Zona Eleitoral de Uberaba que tem atualmente 56.622 eleitores, sendo 2.820 votantes da cidade de Veríssimo e 53.802 da própria cidade de Uberaba. De acordo com a Resolução nº 1.047/2017, a Zona Eleitoral está extinta e o eleitorado das demais zonas será redistribuído, sendo que todas abrangerão parte do município de Uberaba.

A 276ª Zona Eleitoral será composta também por toda a área territorial do município de Delta, a 326ª Zona Eleitoral será composta também pelos municípios de Campo Florido e Conquista, que terá um posto de atendimento local para atender os eleitores do município. Já a 347ª Zona Eleitoral será responsável pelos municípios de Água Comprida e de Veríssimo.

O posto de atendimento criado em decorrência da extinção da 277ª Zona Eleitoral ficará vinculado à 276ª Zona Eleitoral de Uberaba (Foro Eleitoral), mas essa extinção e a alteração da jurisdição de Veríssimo só serão efetivadas após o dia 9 de fevereiro. Apenas o remanejamento da extinta 86ª Zona Eleitoral, de Conquista, para a 326ª Zona Eleitoral, de Uberaba, entrou em vigor no dia 26 de outubro de 2017.
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia