Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
CIDADE
Tamanho do texto: A A A A
07/02/2018

Microempreendedores de Uberaba tero at 30 de abril para se regularizarem

Compartilhar:

Microempreendedores Individuais (MEI’s) terão mais tempo para regularizarem sua situação. Atendendo solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec), a Secretaria de Finanças concedeu a ampliação de 90 dias, estendendo o prazo final para 30 de abril. Quem não se regularizar pode ser excluído do MEI pela Receita Federal.

O procedimento de regularização garantirá a inclusão retroativa à data de 01/08/2017 para os empresários regularizarem documentos como os alvarás de funcionamento e inscrição municipal. “Verificamos um grande número de CNPJ que estavam com cadastro, mas perderam o prazo que expirou no fim de 2017”, explica o secretário José Renato Gomes.

Foram suspensos os CNPJs de microempreendedores individuais (MEI) que não pagaram nenhuma guia mensal e não entregaram nenhuma declaração anual referentes aos anos de 2015 e 2016. Para se regularizar, o MEI pode solicitar o parcelamento dos seus débitos em até 60 meses. A baixa definitiva do CNPJ não poderá ser revertida e os débitos migrarão automaticamente para o CPF vinculado. Para continuar a exercer alguma atividade econômica formalmente, o MEI deverá tirar novo CNPJ.

O gerente da Sala do Empreendedor, Élder Árcega, explica que para efetuar a regularização os MEI's devem comparecer à Sala o mais rápido possível. “Quem já fez o agendamento na Sala do Empreendedor deverá comparecer na data marcada, e quem ainda não agendou deve nos procurar o mais breve possível, pois quem não regularizar até 30 de abril será excluído do MEI. É importante não deixar para a última hora”, destaca o gerente.

Vale lembrar que segundo o balanço da Sala do Empreendedor, os processos de formalização para o Microempreendedor Individual (MEI) aumentaram em 2017. Foram 2183 processos, representando 15,44% a mais que 2016.

A Sala do Empreendedor de Uberaba fica na rua Vigário Silva, 309, Centro. O telefone é (34) 3321 6957. A listagem com os CNPJs suspensos está disponível em: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/.

Minas Gerais. Até o dia 30 de abril, 27.754 empresas que não deram entrada em qualquer documento, nos últimos dez anos, na Junta Comercial de Minas Gerais Jucemg) poderão ser canceladas administrativamente. A Jucemg prorrogou o prazo antes fixado em 31/12/2017 para 30/4/2018, após o cumprimento das regras legais como a publicação de três editais de notificação (28/9, 24/10 e 29/11), comunicando sobre o procedimento. Em 2016, foram 29.466 negócios cancelados. De acordo com a diretora de Registro Empresarial da Junta Comercial, Lígia Xenes, o objetivo do alerta é convocar as empresas a se atualizarem no Cadastro Nacional de Empresas Mercantis (CNE). O cancelamento administrativo não promove a extinção da empresa, apenas declara sua inatividade liberando a utilização de seu nome empresarial, já que esta perde a proteção do nome empresarial garantida no registro, e ainda enviando, de forma automática, a situação de inatividade às autoridades arrecadadoras – Receita Federal, Receita Estadual, INSS e Caixa Econômica Federal, conforme prevê a legislação.






San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018