Para otimizar espaços, Educação fecha berçários em Cemeis com pouca demanda
De acordo com a secretária Silvana Elias, a retirada de berçários de alguns Cemeis foi uma decisão administrativa
Berçários de alguns Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) deixam de funcionar. Leitores procuraram o Jornal da Manhã preocupados com a situação, uma vez que deixam os filhos em Cemeis para que possam trabalhar. Conforme informações, a medida foi adotada em alguns locais por conta da baixa demanda e como forma de otimização de espaço.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Silvana Elias, a retirada de berçários de alguns Cemeis foi uma decisão administrativa, diante da baixa procura. “Conforme a lei, o município deve atender obrigatoriamente as crianças de 4 a 5 anos. De zero a três anos, o município tem uma meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação de atender 50% das crianças até 2021, e atualmente atendemos 80% dessa demanda. Não estamos presos à legislação e compreendemos a necessidade das pessoas, mas neste momento crucial de atendimento das crianças, é preciso priorizar”, explica.
Silvana destaca que alguns Cemeis possuíam salas de berçário com seis, sete crianças, ocupando um espaço que poderia abrigar cerca de 20 crianças de quatro e cinco anos, que é uma fase importante de alfabetização. “Então, em algumas unidades, como por exemplo, do Jardim Maracanã, que havia apenas quatro candidatos, retiramos o berçário”, destaca Silvana.
Sendo assim, segundo orientações repassadas pela secretária, os pais podem buscar outras unidades infantis que ainda possuem berçário. Para informações, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, e a partir daí procurar a instituição e fazer o cadastramento. “Mas dentro do possível, eu acredito que vamos amenizar a situação dos berçários”, diz.
Leia mais
- Universitários terão pré-carnavalesca na avenida dos Advogados neste sábado
- Shoppings terão programação de carnaval nos quatro dias de folia
- Nova diretoria da OAB Uberaba toma posse em evento neste sábado
- Será reinaugurada hoje a Unidade de Saúde da Família do Residencial 2000
- Monitoras de Cemeis denunciam número reduzido de profissionais
- ALB-MG Uberaba homenageia personalidades de Uberaba
- Prefeitura desmente que chuva tenha estragado piso na praça Rui Barbosa
- Litro da gasolina é encontrado a R$ 4,53 em Uberaba
- Residencial 2000 é o primeiro bairro a receber o Mutirão de Limpeza 2019
- Seção de Educação no Trânsito inicia ações nas portas de escolas nesta sexta