JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 23 de maio de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Relatório da Secretaria de Saúde confirma 24 casos de dengue

Incidência de larvas do mosquito transmissor da doença é de 43,4% nas casas visitadas pelos agentes

- Por Gisele Barcelos

Uberaba tem 24 casos confirmados de dengue. Até agora, nenhum paciente foi registrado com a forma hemorrágica da doença. Os números foram divulgados ontem em relatório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), referente ao período entre 5 de janeiro e 30 de abril.

Dos 24 pacientes com dengue, 18 foram contaminados em Uberaba e outros seis importados de outras cidades não informadas. Todos apresentaram a forma clássica da doença. Se a média for mantida, até o fim do ano serão cerca de 80 casos no município, contra 67 confirmados em 2008.

O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em março, estava em 2,5%. Foi constatada maior infestação do mosquito nos bairros Presidente Vargas, Morada do Sol, Boa Vista, Vila Leandro, Vila São José e Jardim Palmeiras, Costa Teles I, Silvério Cartafina, Vila São Vicente e Nossa Senhora da Aparecida também apresentavam risco, mas em nível menor que o primeiro grupo.

Conforme o relatório da SMS, vasos de plantas e bebedouros de animais ainda são os principais criadouros do Aedes, com incidência das larvas em 43,3% das casas visitadas. Em segundo lugar estão lixeiras com acúmulo de água, 20,4%.

O primeiro ciclo de visitas já está concluído, sendo percorridos 119.157 imóveis na cidade. Até agora, na segunda fase das visitações, 65.516 residências tiveram acompanhamento dos agentes do Centro de Zoonoses.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia