Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
CIDADE
Tamanho do texto: A A A A
Renata Mambrim - 18/08/2012

Secretaria de Sade teme falta de vacina para a campanha hoje

Compartilhar:

A Superintendência Regional de Saúde garante que não vai faltar vacinas para a Campanha de Multivacinação hoje (18) em Uberaba, embora a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota divulgada nesta sexta-feira (17), informa que não oferecerá a vacina pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas)  no primeiro momento da campanha, pois não recebeu quantidade suficiente de doses.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da superintendência, Mirley Maria de Azambuja, “a pentavalente chegou e foi distribuída para os 27 municípios atendidos pela superintendência de Uberaba. O Ministério da Saúde repassou o quantitativo para o Estado e nós distribuímos para os municípios,  encaminhados proporcionalmente ao número de crianças menores de um ano de cada cidade, na segunda (13) e terça-feira (14)”, explica.

A coordenadora diz que está programado para receber mais vacinas neste primeiro dia de campanha e que o transporte já saiu de Belo Horizonte com destino a Uberaba. “Para agora, foram disponibilizadas para o município de Uberaba, 854 doses da vacina pentavalente. O cálculo feito para definir a quantidade de doses baseia-se na aplicação de 3/12 da quantidade de crianças menores de 1 ano e, no caso de Uberaba há aproximadamente 3.700. Isto é para este mês”, afirma Mirley. No entanto, os números são questionados pela Secretaria Municipal.

Mirley comenta que se houver a necessidade de mais vacinas para esta campanha existe a possibilidade de se buscar em municípios onde a procura foi baixa e também no próximo mês estará chegando mais. “Além das 854 doses estarão disponibilizando mais 800 doses já para segunda-feira (20)”, diz. Na nota da Secretaria Municipal é colocado que o fornecimento da pentavalente é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e a sua imunização será realizada à medida que as doses forem disponibilizadas.  

A vacina pentavalente é importada e devido à greve dos funcionários públicos federais, as alfândegas estão liberando as vacinas com mais lentidão. “Na alfândega está havendo demora porque a vacina é importada. Até tenho um documento do Ministério da Saúde que eles estão tendo dificuldades no desembaraço alfandegário”. Por isso, Uberaba não vinha disponibilizando esta vacina e um grupo de crianças está com o cartão incompleto.

A campanha engloba as vacinas Hepatite B, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral, DTP (Tríplice Bacteriana) e poliomielite injetável. “Só vai tomar esta vacina a criança que irá iniciar o esquema vacinal, ou seja, crianças que completam 2 meses de vida. As crianças que já começaram com a gotinha continuarão da mesma forma”, fala Mirley. Ao município foram repassadas três mil doses.



OUTRAS NOTCIAS


IMA fiscaliza lavouras para o cumprimento do vazio sanitrio da soja (27/07)
De 488 possveis doadores de rgos, sete se concretizaram (27/07)
Aps ficar fechada, Cndida Mendona est com mo nica hoje (26/07)
Detran-MG realiza leilo de 730 lotes de veculos apreendidos em Uberaba (26/07)
Codau providencia montagem do sistema de captao no rio Claro (26/07)
Mestre em Marketing ensina empresrios a lidar com a crise (25/07)
Juliana Gomes e Banda Jacks animam a Concha Acstica neste domingo (24/07)
Parada Gay recebe caravanas da regio com novo trajeto hoje (24/07)
Estudantes estrangeiros do oficinas culturais no Cemea Abadia (24/07)
TEU recebe Batalha do Calado, com pocket show do grupo Ponta a Ponta (24/07)
TEU recebe Batalha do Calado, com pocket show do grupo Ponta a Ponta (24/07)
PMU nomeia aprovados da Secretaria de Desenvolvimento Social (24/07)
Indstria no Tringulo Mineiro d sinais de recuperao em maio (24/07)
GMs da Patrulha Escolar tm capacitao para atuar com menores (23/07)
Zoonoses j vacinou quase trs mil animais contra a raiva na zona rural (23/07)
Coordenao do Sine percebe melhora na oferta de vagas (23/07)
Feti entrega certificados a 50 alunos dos cursos de iniciao profissional (23/07)
Entidades preparam lojistas para melhorar vendas do Dia dos Pais (23/07)
Semana LGBT tem hoje a Praa Pink na Feira de Gastronomia (22/07)
PMU melhora trnsito no Mercs com abertura do Hospital Regional (22/07)




Niver JM 44
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Por que Uberaba ficou fora do mapa do turismo brasileiro de 2016?






JM FORUM
Os funcionrios da Ebserh entraram em greve por tempo indeterminado, o que levou novamente suspenso das cirurgias eletivas. Na sua opinio, como a situao poderia ser resolvida sem que houvesse impacto no atendimento ao paciente, que sempre o maior prejudicado?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2016