:: Jornal da Manhã :: [43 anos]
Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
CIDADE
Tamanho do texto: A A A A
Renata Mambrim - 18/08/2012

Secretaria de Sade teme falta de vacina para a campanha hoje

Compartilhar:

A Superintendência Regional de Saúde garante que não vai faltar vacinas para a Campanha de Multivacinação hoje (18) em Uberaba, embora a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota divulgada nesta sexta-feira (17), informa que não oferecerá a vacina pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas)  no primeiro momento da campanha, pois não recebeu quantidade suficiente de doses.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da superintendência, Mirley Maria de Azambuja, “a pentavalente chegou e foi distribuída para os 27 municípios atendidos pela superintendência de Uberaba. O Ministério da Saúde repassou o quantitativo para o Estado e nós distribuímos para os municípios,  encaminhados proporcionalmente ao número de crianças menores de um ano de cada cidade, na segunda (13) e terça-feira (14)”, explica.

A coordenadora diz que está programado para receber mais vacinas neste primeiro dia de campanha e que o transporte já saiu de Belo Horizonte com destino a Uberaba. “Para agora, foram disponibilizadas para o município de Uberaba, 854 doses da vacina pentavalente. O cálculo feito para definir a quantidade de doses baseia-se na aplicação de 3/12 da quantidade de crianças menores de 1 ano e, no caso de Uberaba há aproximadamente 3.700. Isto é para este mês”, afirma Mirley. No entanto, os números são questionados pela Secretaria Municipal.

Mirley comenta que se houver a necessidade de mais vacinas para esta campanha existe a possibilidade de se buscar em municípios onde a procura foi baixa e também no próximo mês estará chegando mais. “Além das 854 doses estarão disponibilizando mais 800 doses já para segunda-feira (20)”, diz. Na nota da Secretaria Municipal é colocado que o fornecimento da pentavalente é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e a sua imunização será realizada à medida que as doses forem disponibilizadas.  

A vacina pentavalente é importada e devido à greve dos funcionários públicos federais, as alfândegas estão liberando as vacinas com mais lentidão. “Na alfândega está havendo demora porque a vacina é importada. Até tenho um documento do Ministério da Saúde que eles estão tendo dificuldades no desembaraço alfandegário”. Por isso, Uberaba não vinha disponibilizando esta vacina e um grupo de crianças está com o cartão incompleto.

A campanha engloba as vacinas Hepatite B, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral, DTP (Tríplice Bacteriana) e poliomielite injetável. “Só vai tomar esta vacina a criança que irá iniciar o esquema vacinal, ou seja, crianças que completam 2 meses de vida. As crianças que já começaram com a gotinha continuarão da mesma forma”, fala Mirley. Ao município foram repassadas três mil doses.



OUTRAS NOTCIAS


Encerram-se hoje as inscries para seleo de conciliadores voluntrios (11/02)
Com aumento de 30%, movimento na rodoviria continua at o fim de semana (11/02)
Obras de macrodrenagem na Santa Beatriz sero retomadas este ms (11/02)
Supermercados se preparam para venda de pescados no perodo da Quaresma (11/02)
Com participao de vrias igrejas, Fraternidade debate o saneamento (11/02)
Vigilantes conseguem reajuste salarial de 11,4% mais benefcios (10/02)
Consumo de energia eltrica em Uberaba cai 0,7% em 2015 (10/02)
Casa do Educador est com inscries abertas para cursos profissionalizantes (09/02)
Presena de ciganos no Ozanan gera incmodo para moradores (09/02)
Farmcia da Gente leva 275 mil itens da Farmcia Bsica zona rural (09/02)
Sistema BRT/Vetor provoca alteraes no transporte coletivo e desagrada usurios (08/02)
Moradores vivem com medo de faltar gua nas torneiras (08/02)
Mato cresce at nas caladas, colocando pedestres em risco (08/02)
Lourdes: um bairro que fica muitas vezes no escuro (08/02)
Servidores estaduais no registram mais reclamaes contra o Ipsemg (07/02)
CTA realiza aes de orientao e preveno neste carnaval (07/02)
Reparties pblicas reabrem s na quarta; supermercados fecham na segunda-feira (06/02)
Procon fiscaliza bancos e realiza 5 autuaes na vspera do feriado (06/02)
Funcionamento do comrcio facultativo na tera de carnaval (06/02)
Usurios da praa Pr do Sol se queixam da invaso de comerciantes nos fins de semana (05/02)




Incioo
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

Banner blog mais bella
JMM 52
ENQUETE
No sbado, dia 13 de fevereiro, o Uberaba Sport Clube estria no Campeonato Mineiro do Mdulo II na busca de sua ascenso para a elite do futebol em Minas. Voc acredita que o USC conseguir subir para a 1 Diviso este ano?




JM FORUM
Voc mora no bairro onde o seu vizinho, com quem voc se relaciona bem, possui um imvel que evidencia ter foco do mosquito Aedes Aegypti, que, alm da dengue, transmite tambm o vrus zika e a febre Chikungunya. Como voc agiria? Denunciaria o seu vizinho? Ou o chamaria para uma conversa? Teria outra alternativa?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2016