Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
CIDADE
Tamanho do texto: A A A A
Renata Mambrim - 18/08/2012

Secretaria de Sade teme falta de vacina para a campanha hoje

Compartilhar:

A Superintendência Regional de Saúde garante que não vai faltar vacinas para a Campanha de Multivacinação hoje (18) em Uberaba, embora a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota divulgada nesta sexta-feira (17), informa que não oferecerá a vacina pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas)  no primeiro momento da campanha, pois não recebeu quantidade suficiente de doses.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da superintendência, Mirley Maria de Azambuja, “a pentavalente chegou e foi distribuída para os 27 municípios atendidos pela superintendência de Uberaba. O Ministério da Saúde repassou o quantitativo para o Estado e nós distribuímos para os municípios,  encaminhados proporcionalmente ao número de crianças menores de um ano de cada cidade, na segunda (13) e terça-feira (14)”, explica.

A coordenadora diz que está programado para receber mais vacinas neste primeiro dia de campanha e que o transporte já saiu de Belo Horizonte com destino a Uberaba. “Para agora, foram disponibilizadas para o município de Uberaba, 854 doses da vacina pentavalente. O cálculo feito para definir a quantidade de doses baseia-se na aplicação de 3/12 da quantidade de crianças menores de 1 ano e, no caso de Uberaba há aproximadamente 3.700. Isto é para este mês”, afirma Mirley. No entanto, os números são questionados pela Secretaria Municipal.

Mirley comenta que se houver a necessidade de mais vacinas para esta campanha existe a possibilidade de se buscar em municípios onde a procura foi baixa e também no próximo mês estará chegando mais. “Além das 854 doses estarão disponibilizando mais 800 doses já para segunda-feira (20)”, diz. Na nota da Secretaria Municipal é colocado que o fornecimento da pentavalente é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e a sua imunização será realizada à medida que as doses forem disponibilizadas.  

A vacina pentavalente é importada e devido à greve dos funcionários públicos federais, as alfândegas estão liberando as vacinas com mais lentidão. “Na alfândega está havendo demora porque a vacina é importada. Até tenho um documento do Ministério da Saúde que eles estão tendo dificuldades no desembaraço alfandegário”. Por isso, Uberaba não vinha disponibilizando esta vacina e um grupo de crianças está com o cartão incompleto.

A campanha engloba as vacinas Hepatite B, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral, DTP (Tríplice Bacteriana) e poliomielite injetável. “Só vai tomar esta vacina a criança que irá iniciar o esquema vacinal, ou seja, crianças que completam 2 meses de vida. As crianças que já começaram com a gotinha continuarão da mesma forma”, fala Mirley. Ao município foram repassadas três mil doses.



OUTRAS NOTCIAS


Cemig emite nota para explicar falta de energia por 12 horas a moradores (19/10)
Prefeitura e VLi assinam ordem de servio de passarela no Tita (19/10)
ExpoCigra desafia a crise, diz presidente da Fiemg Regional (19/10)
TRE no suspende servios ao eleitor de Uberaba para realizar o rezoneamento (19/10)
PMU antecipa obra de retirada de rotatria na avenida Joo XXIII (19/10)
SMS visita escolas para ampliar vacinao contra HPV, trplice viral e meningite C (18/10)
Uberaba sedia 1 Congresso para discutir inovaes na medicina (18/10)
Queda de rvore no Parque das Amricas deixa moradores 12 horas sem energia (18/10)
Chuva de segunda adia mudana no trnsito da rua Marqus do Paran (18/10)
Retirada da rotatria do Chico Xavier ser feita nesta quinta (18/10)
Retirada da Rotatria do Chico Xavier antecipada e interdita trnsito no entorno nesta quarta (18/10)
Arquivo Pblico publica e-book para dinamizar o conhecimento histrico do municpio (18/10)
Enfermeiros da Ateno Bsica passam por capacitao para identificar e notificar casos de violncia (18/10)
5 ExpoCigra/Fiemg ser aberta hoje no Parque Fernando Costa (18/10)
Roberto Carlos cancela show para gravao de disco nos Estados Unidos (18/10)
Nmeros do SPC revelam queda da inadimplncia no comrcio local (17/10)
Temperaturas continuam altas e chuvas s na semana que vem (17/10)
Prefeitura ainda no foi notificada, mas adianta que ir recorrer (17/10)
Justia diz que terceirizao da Sade no tem amparo legal (17/10)
Queda de rvore deixa moradores do Parque das Amricas sem energia por mais de 12h (17/10)




EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Projeto de Lei elaborado pela PMU prope o pagamento de taxa para regulamentar a atuao do Uber no municpio. Voc acredita que esta uma medida eficaz para acabar com a queda de brao entre motoristas do aplicativo e taxistas?




JM FORUM
Recentemente, trs alunas de escolas municipais e estadual ficaram entre as melhores do mundo na final do Panamericano de Ginstica Acrobtica, nos Estados Unidos. Para a viagem, as ginastas contaram com patrocnio de empresas locais. Outros grupos no tm a mesma sorte, no entanto. Na sua opinio, o que falta para o setor privado incentivar os estudantes a irem alm das fronteiras?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017