Publicidade
Rádio JM
Canais Facebook Twitter RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
CIDADE
Tamanho do texto: A A A A
Renata Mambrim - 18/08/2012

Secretaria de Saúde teme falta de vacina para a campanha hoje

Compartilhar:

A Superintendência Regional de Saúde garante que não vai faltar vacinas para a Campanha de Multivacinação hoje (18) em Uberaba, embora a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota divulgada nesta sexta-feira (17), informa que não oferecerá a vacina pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas)  no primeiro momento da campanha, pois não recebeu quantidade suficiente de doses.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da superintendência, Mirley Maria de Azambuja, “a pentavalente chegou e foi distribuída para os 27 municípios atendidos pela superintendência de Uberaba. O Ministério da Saúde repassou o quantitativo para o Estado e nós distribuímos para os municípios,  encaminhados proporcionalmente ao número de crianças menores de um ano de cada cidade, na segunda (13) e terça-feira (14)”, explica.

A coordenadora diz que está programado para receber mais vacinas neste primeiro dia de campanha e que o transporte já saiu de Belo Horizonte com destino a Uberaba. “Para agora, foram disponibilizadas para o município de Uberaba, 854 doses da vacina pentavalente. O cálculo feito para definir a quantidade de doses baseia-se na aplicação de 3/12 da quantidade de crianças menores de 1 ano e, no caso de Uberaba há aproximadamente 3.700. Isto é para este mês”, afirma Mirley. No entanto, os números são questionados pela Secretaria Municipal.

Mirley comenta que se houver a necessidade de mais vacinas para esta campanha existe a possibilidade de se buscar em municípios onde a procura foi baixa e também no próximo mês estará chegando mais. “Além das 854 doses estarão disponibilizando mais 800 doses já para segunda-feira (20)”, diz. Na nota da Secretaria Municipal é colocado que o fornecimento da pentavalente é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e a sua imunização será realizada à medida que as doses forem disponibilizadas.  

A vacina pentavalente é importada e devido à greve dos funcionários públicos federais, as alfândegas estão liberando as vacinas com mais lentidão. “Na alfândega está havendo demora porque a vacina é importada. Até tenho um documento do Ministério da Saúde que eles estão tendo dificuldades no desembaraço alfandegário”. Por isso, Uberaba não vinha disponibilizando esta vacina e um grupo de crianças está com o cartão incompleto.

A campanha engloba as vacinas Hepatite B, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral, DTP (Tríplice Bacteriana) e poliomielite injetável. “Só vai tomar esta vacina a criança que irá iniciar o esquema vacinal, ou seja, crianças que completam 2 meses de vida. As crianças que já começaram com a gotinha continuarão da mesma forma”, fala Mirley. Ao município foram repassadas três mil doses.






Lateral superir Giovanna
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
r�dio

Banner blog mais bella
ENQUETE
Se Marina Silva e Dilma Rousseff forem realmente para o segundo turno, quem você acha que o senador Aécio deveria apoiar:




JM FORUM
Com mais de 20 meses de mandato, você acha que o Prefeito Paulo Piau deveria mudar algum secretário? Em qual secretaria estão os maiores problemas do prefeito?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2014
CMIDIA