JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 26 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Igreja Santa Rita passará por inspeção

Dentre os serviços estão a vistoria in loco da Igreja de Santa Rita e o seu adro para a avaliação do estado de conservação, relatório fotográfico e análise junto ao IPHAN

11/06/2019 - 14:42:08. Última atualização: 11/06/2019 - 14:49:25.

A Igreja Santa Rita passará uma vistoria que poderá gerar uma nova restauração. O serviço foi contratado pela Fundação Cultural de Uberaba. Vale lembrar que a Igreja Santa Rita é o único bem tombado pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Triângulo Mineiro.

De acordo com o chefe de Departamento de Museus, Carlos Vitor Silveira de Souza, a empresa tem qualidade técnica tanto para a vistoria, quanto para a execução da restauração, caso haja necessidade. “O trabalho será realizado por uma empresa de Belo Horizonte que já fez inúmeros projetos de restauro pelo país. Capacidade técnica muito alta. O Museu de Arte Sacra merece”, explicou Carlos.

Através de cotação, a empresa Século 30 foi selecionada e estará em Uberaba nessa quarta-feira (12) representada pela arquiteta Zenobia Vanda Grybowshi e sua equipe. Dentre os serviços estão a vistoria in loco da Igreja de Santa Rita e o seu adro para a avaliação do estado de conservação, relatório fotográfico e análise junto ao IPHAN da possibilidade da criação de um anexo para a infraestrutura de banheiros e os demais projetos necessários para a sua revitalização. “Vamos fazer um laudo de restauração da Igreja. A Fundação quer um laudo de inspeção sobre as necessidades, até para instalação sanitária”, diz o museólogo.

Em 2008, foi possível fazer a restauração do telhado da igreja, da parte arquitetônica, elétrica, de alarme e som, com um investimento de R$ 540 mil, captados dentro da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, do Ministério da Cultura. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia