JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 15 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Bibliotecas de Uberaba comemoram Dia Mundial do Livro hoje

Com cronograma especial Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães celebra Dia Mundial do Livro e do Direitos do Autor

23/04/2019 - 09:13:34.

Hoje (23) comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. Para fomentar a leitura, a Biblioteca Municipal promove ações. Durante a tarde o setor infanto-juvenil da Biblioteca recebe visita de estudantes para atividades. O tema abordado será a vida e obra da escritora Cecília Meireles. Durante as comemorações ainda haverá contação de histórias. Segundo a coordenadora do setor, Adriana Fonseca, o destaque da brincadeira dinâmica é o telefone sem fio poético.

Como também é Dia do Direito do Autor e a Biblioteca Municipal é sede do Posto Avançado do Escritório de Direitos Autorais (EDA), haverá uma conversa, às 14h, com o autor-mirim Vithor Cardoso Cruvinel Silva, de 11 anos, que escreveu o livro “Os contos que eu conto”. Na comemoração haverá uma palestra explicativa sobre o processo de registro autoral da obra.

O registro de direitos autorais é responsabilidade da Biblioteca Nacional (BN) desde 1898 e acordo com a Lei nº 9.610/98 possui a finalidade de dar ao autor segurança quanto ao direito de criação. O registro também especifica direitos morais e patrimoniais e estabelece prazo de proteção tanto para o titular quanto para os sucessores dele.

O posto conscientiza através de palestras e atendimento direto, promovendo a interação de um conjunto de ações de promoção da cultura artística e científica. No ano de 2018 foram protocoladas obras de gêneros diversos, todas encaminhadas para a Fundação Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. O EDA atende autores locais, regionais, nacionais e até internacionais.

23 de abril

A Unesco instituiu o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor em homenagem a três escritores: o nascimento (1564) e a morte (1616) de William Shakespeare; a morte (1616) de Miguel de Cervantes e o nascimento, em 1899, de Vladimir Nabokov.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia