JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 15 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Presidente da Funepu vai à Câmara e fala sobre gerenciamento nas UPAs

Ele participou da sexta reunião de abril a convite do vereador Samuel Pereira

23/04/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende Última atualização: 23/04/2019 - 07:43:20.

Rodrigo Garcia/CMU


José Eduardo dos Reis Félix, presidente da Funepu, esteve ontem na Câmara Municipal para responder a questionamentos dos vereadores

Presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), o professor José Eduardo dos Reis Félix enumerou as melhorias realizadas pela instituição no gerenciamento das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Afirmações ocorreram durante visita à Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Ele participou da sexta reunião de abril a convite do vereador Samuel Pereira (PR). 

Um dos programas citados foi o de Educação Continuada (PEC), que ministra cursos de capacitação aos colaboradores. De acordo com dados apresentados por José Eduardo, o número de cursos ministrados se divide pelo número de colaboradores, num total de 17 cursos de capacitação por profissional. “Nesse intervalo de 18 para 19 meses (tempo que a Funepu comanda a gestão de saúde das UPAs) passaram por esse programa 6.728 colaboradores”, revela. 

Outra ação enaltecida por ele foi a implantação de um Núcleo de Qualidade Interna (NQI). “Esse núcleo faz todo o monitoramento de indicadores das UPAs e esses indicadores são encaminhados aos órgãos de controle”, revela. O monitoramento da qualidade dos serviços prestados ajuda a identificar pontos que devem receber melhorias. Dentro das especialidades, José Eduardo esclarece que foram colocados à disposição: “Cardiologista, infectologista, cirurgião geral, neurologista e oncologista, que são os profissionais que dão respaldo para transferência dos usuários”. Por fim, citou o Programa Multidisciplinar de Atendimento Humanizado (Promah), que realizou 5.487 atendimentos. 

Unidade Dia de Saúde realiza mais de 750 atendimentos em um mês. Em um mês de atendimento da Unidade Dia de Saúde (UDS) “Renê Barsan” foram realizados 751 atendimentos e 875 procedimentos. Os números foram informados pelo professor José Eduardo dos Reis Félix, presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), aos vereadores durante reunião na Câmara Municipal de Uberaba (CMU) ontem. 

José Eduardo afirma que a criação da UDS ajudou a desafogar as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Além disso, ressalta que ela permite melhor atendimento. “Melhora o atendimento dos usuários da urgência e emergência, tirando-o das UPAs, e aí nós melhoramos esses atendimentos”, enaltece. Ele posiciona ainda que a criação da Unidade Dia e demais decisões foram tomadas juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além da parceria com o Executivo, o presidente da Funepu agradeceu o apoio dos vereadores e fez sugestões ao Legislativo.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia