JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Fechamento de escolas em sistema de Tempo Integral deve atingir Uberaba

Mais de 50% dos profissionais da rede estadual de ensino entrarão em paralisação nesta quinta

10/04/2019 - 17:03:26. - Por Gisele Barcelos Última atualização: 11/04/2019 - 07:05:17.

Governo de Minas vai reduzir unidades que oferecem programa de Educação em Tempo Integral. Atualmente, 1.600 escolas têm atividades extraturno no Estado. O número será cortado para 500 instituições de ensino. O anúncio foi feito ontem pela secretária estadual de Educação, Julia Sant'Anna, em reunião na Assembleia Legislativa.

Na reunião, a secretária justificou que a intenção do governo não é acabar com a Escola Integral, mas “trabalhar de forma mais responsável”. A informação é que o programa será mantido apenas nas escolas com baixo nível socioeconômico, que concentram estudantes com renda familiar de até 1,5 salário. O critério significa um universo de 500 escolas e média de 30,6 mil alunos. A secretária ainda argumentou que a medida é para contornar as dificuldades financeiras e evitar problemas ocorridos no ano passado por falta de repasses para custeio da merenda escolar para as unidades da rede estadual.

Questionada, a superintendente regional de Ensino, Marilda Ribeiro Rezende, manifestou que ainda não há previsão sobre o impacto em Uberaba. Segundo ela, a cidade tem 41 escolas estaduais e 22 oferecem o programa de Educação Integral para alunos do ensino fundamental, atendendo 2.953 alunos. “Não temos como saber no momento quantas serão mantidas. Vamos esperar o comunicado oficial da Secretaria de Educação para reorganizar de acordo com as diretrizes”, pondera.

A superintendente salienta que o planejamento de ação de todas as unidades foi apresentado no ano passado, mas um posicionamento da nova gestão é aguardado para dar início às atividades em 2019. “Sabemos da transição que aconteceria no governo estadual e cabe à nova gestão definir como funcionará o programa”, ressalta.

A Educação Integral consiste em jornada escolar igual ou superior a sete horas diárias, ou 35 semanais, durante o período letivo. Além do ensino básico, os alunos desenvolvem atividades extracurriculares, como a prática de esportes, atividades na área de ciência e tecnologia, entre outras. Durante o período, eles recebem alimentação gratuita no período.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia