JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de março de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Aprovados em concurso para atuação no HC/UFTM reclamam da demora na convocação

Ebserh nega demora e afirma que concurso ainda está no prazo; 89 trabalhadores ainda serão desligados

21/02/2019 - 10:54:01. - Por Letícia Morais Última atualização: 21/02/2019 - 11:38:36.

Candidatos classificados em concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em 2018, acionaram a reportagem do JM Online para reclamar sobre a demora em convocação para atuação no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).

“O concurso foi homologado em julho e, hoje, o quadro de funcionários do HC-UFTM encontra-se defasado, porque foram demitidos quase 400 funcionários contratados sob ordem do MP para que assim fosse dada a oportunidade para quem passou no concurso. Porém, a Ebserh não demonstra interesse e agilidade nas convocações, e nós que passamos vivemos na ansiedade esperando essa oportunidade”, afirma uma classificada que pediu para manter sua identidade sob sigilo.

Em nota encaminhada à reportagem, a assessoria do HC informa que a autorização para nomear os aprovados nos concursos nacionais da Ebserh parte da sede da empresa, em Brasília. “Ao hospital compete o dimensionamento das necessidades de pessoal e o preparo das portarias de nomeação dos aprovados, após a autorização da Ebserh”, afirma.

Procurada, a Ebserh posiciona que não há que se falar em demora na convocação visto que o edital prevê prazos para as convocações. “Desta forma, vale destacar que todos os aprovados dentro do número de vagas serão convocados dentro do prazo de validade do concurso público, que vai até 05/07/2019 e, a critério da Ebserh, esse período poderá ser prorrogado até 05/07/2020, conforme previsto em edital”, destaca.

Segundo a empresa, das 44 vagas ofertadas no certame de 2018, já foram convocados 11 profissionais para atuarem no HC-UFTM. Atualmente, a unidade hospitalar possui 972 empregados públicos contratados pela Ebserh por meio de concurso.

A empresa destaca que os candidatos podem acompanhar as convocações no site da banca organizadora do certame e também no site da Ebserh. “As convocações dos aprovados dentro do número de vagas ocorrem de acordo com a necessidade do HC-UFTM e respeitando a disponibilidade financeira da Ebserh”, salienta. 

Oitenta e nove trabalhadores ainda serão desligados do HC-UFTM

Os desligamentos de trabalhadores com vínculo empregatício fundacional (Funepu) começaram em novembro de 2018 e, das 318 demissões previstas, faltam 89, conforme informa a Ebserh.

Segundo a assessoria de comunicação do HC-UFTM, não foi registrada diminuição no número de internações, até o momento, em função dos desligamentos. Conforme dados repassados à reportagem, o número de internações eletivas foi de 234 e de urgências, 801. Em novembro de 2017, foram 196 internações eletivas e 839 internações de urgência.

Em dezembro de 2018 foram registradas 259 internações eletivas e 640 de urgência, contra 266 eletivas e 789 internações de urgência em dezembro de 2017. “Os números de janeiro ainda não estão fechados. Como se nota, há estabilidade nas internações eletivas. Quanto às urgências, são atendidas conforme a demanda, pois o HC-UFTM é porta aberta para urgências de alta e média complexidade”, argumenta a instituição por meio de nota.  

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia