JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 23 de fevereiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Grafite nos bancos do Calçadão gera polêmica e Prefeitura manda repintá-los

20/01/2019 - 21:22:47. Última atualização: 21/01/2019 - 14:14:43.

 Fotos/Divulgação

Pintura dos bancos do Calçadão da Artur Machado geraram controvérsia e a polêmica tomou conta das redes sociais neste fim de semana. O grafismo e arte abstrata eram a expectativa da “arte de rua” nos bancos, mas o resultado não agradou e a Prefeitura mandou cobrir os bancos e repintá-los imediatamente.

Os 21 bancos do espaço passaram por “revitalização” na noite de sábado e o tema era livre, em uma parceria das secretarias de Planejamento, e Serviços Urbanos e Obras. Os artistas Clayton Tomaz “Square”, Fábio “Tizyl Blacks”, Leonardo Junqueira “Leo Zotto” e Rafael Carvalho foram os responsáveis pelo trabalho.

Contudo, alguns bancos continham grafismos interpretados como apologia ao crime e incitação à violência, como a figura de palhaços, que muitas vezes assumem conotação de afronta a policiais. Tão logo quando soube da situação, o Prefeito Paulo Piau esteve no local e mandou que os quatro bancos com os grafismos controversos fossem cobertos imediatamente. Além disso, foi determinada a repintura também imediata deles e ainda neste domingo os trabalhos haviam começado.

Diante da informação de que os bancos foram pintados sem prévia autorização de layout, a reportagem acionou a assessoria de comunicação da PMU para entender a situação. Segundo a assessoria, os grafites controversos também foram uma surpresa para a administração. "Não é uma prática essa situação, tanto que não houve problema com a pintura do coreto", explicou a assessoria, acrescentando que os artistas foram selecionados pelo trabalho que fazem na cidade, inclusive para a Prefeitura. Quando questionada sobre providências com relação aos desenhos, a assessoria afirmou que a situação será analisada de perto.

Representantes comerciais ficaram indignados com o trabalho feito no Calçadão. “Que palhaçada é essa?”, perguntou Fábio Lopes nas redes sociais, acrescentando à reportagem seu sentimento de profunda tristeza. “O que estão fazendo com o nosso Centro... Lamentável”, considera.

Muitos leitores do JM compartilham da mesma opinião. O assunto está em pauta no Fórum JM desde a semana passada e muitas pessoas discordaram da revitalização. “Eu acho um gasto desnecessário. Os bancos criados não passam segurança pra quem utiliza, não adianta fazer grafite pois não irá mudar nada. Ele precisa ser mais útil do que bonito”, comentou a internauta Jerusa Medeiros. “A arte é bonita, mas não sei se é o que o calçadão precisa no momento. Deveríamos nos preocupar com a quantidade de lojas que estão fechando na cidade antes de querer embelezar o local”, opinou Maria Abadia. A questão das lojas foi levantada por diversos internautas, preocupados com os fechamentos, cada dia mais frequentes no local.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia