JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 14 de dezembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Vigilância Sanitária fiscaliza produtos de Natal no comércio a partir desta 2ª

Vigilância Sanitária começa na segunda-feira (10) blitz natalina em estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios

07/12/2018 - 00:00:00. - Por Geórgia Santos Última atualização: 07/12/2018 - 07:49:21.

Reprodução


Foco da ação serão os gêneros alimentícios típicos de época e a apreensão ou não vai depender das condições encontradas
 

Vigilância Sanitária começa na segunda-feira (10) blitz natalina em estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios. A fiscalização, que é promovida todos os anos, vai acontecer durante o período que antecede as festas de fim de ano e o foco recai nos produtos mais consumidos neste momento, como castanhas e peixes. 

Segundo o chefe de Departamento de Vigilância Sanitária, Marcos Ribeiro, a blitz natalina tem o propósito de promover o controle e a qualidade da inspeção de produtos que nesta época do ano são vendidos no comércio. Serão avaliadas a qualidade, a validade, enfim, a procedência dos alimentos. Por isso o foco será nos estabelecimentos relacionados a estes tipos de produtos.

Quando questionado se será uma ação educativa ou poderá haver punições, como multa e apreensão, Marcos revela que a medida a ser tomada depende da situação encontrada do produto, da forma como está sendo armazenado, enfim, existe uma série de variáveis que apenas os técnicos in loco têm condições de avaliar se o produto pode continuar à venda ou não.

Marcos Ribeiro lembra que na blitz natalina de 2017 houve algumas apreensões de produtos que estavam sendo vendidos de forma irregular. Não foi em grande quantidade, mas houve apreensões. “Percebemos que os comerciantes estão cada vez mais conscientes. Com o passar do tempo e com as ações que promovemos durante todo o ano, percebemos melhorias”, diz. 

Contudo, apesar da fiscalização, é importante que o consumidor também esteja atento na hora de comprar. Os principais pontos são o prazo de validade, a rotulagem e procedência. As inspeções serão realizadas no período da tarde, das 12h às 18h, e em horários especiais noturnos. Em caso de reclamações ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária, por meio do telefone (34)3331-2737, que os fiscais farão a análise.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia