JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de setembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Programa Agrovilas promove debates em escolas municipais das comunidades rurais

O assunto despertou grande interesse entre os alunos, cuja maioria vive na pele a desigualdade racial

13/09/2018 - 23:42:16. Última atualização: 14/09/2018 - 08:59:22.

Programa Agrovilas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, segue com debates nas comunidades rurais sobre temas do dia a dia de cada uma. Um dos destaques, neste começo de setembro, foi a palestra sobre “Desigualdade Racial”. O tema foi debatido com os alunos da Escola Sebastião Antônio Leal, da Comunidade da Baixa. A abordagem foi feita por Marcelo Machado Júnior, que é graduado em Relações Internacionais. O assunto despertou grande interesse entre os alunos, cuja maioria vive na pele este tipo de discriminação.

Outro tema levado à comunidade escolar em setembro foi a “Recuperação de Microbacias”, também na Baixa. O conteúdo foi apresentado pelo engenheiro florestal da Secretaria do Meio Ambiente, Álvaro Ricardo Azevedo.

Na primeira quinzena de setembro, a Sagri levou o programa novamente para o bairro rural de Ponte Alta. Lá, na Escola Municipal Gastão Mesquita, as palestras foram sobre “Criação de Animais”, com o zootecnista Ângelo Boreli, e “Valores Humanos”, com a assistente social Maria de Fátima Freitas.

Ainda para este mês, dia 25, estão programadas palestras para a Comunidade de Santa Rosa, na Escola Municipal Vicente Alves Trindade. Os temas serão “Recuperação de Microbacias” e “Combate ao Uso de Drogas”. 

O Programa Agrovilas é coordenado pelo Departamento de Produção Agropecuária da Sagri. Seu titular, José Geraldo Celani, ressalta que o programa foi lançado em 2013, com a proposta de levar às comunidades escolares da zona rural temas do seu cotidiano e que não fogem à realidade dos centros urbanos, como drogas, violência, gravidez precoce, desigualdade racial, dentre outros. “Além disso – acrescenta Celani – levamos com essas palestras conhecimentos para que os produtores possam incrementar seu agronegócio”.

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia