JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de novembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Museu do Zebu assina convênios com Fazu e Uniube

A assinatura dos convênios fez parte do 6º Café com Prosa promovido pelo Museu do Zebu

20/08/2018 - 19:54:09. Última atualização: 20/08/2018 - 20:04:29.

Na tarde do último domingo (19), o Museu do Zebu assinou dois importantes convênios para abertura de novas oportunidades de estudo, conservação e divulgação da história da zebuinocultura brasileira. Os acordos foram assinados com as universidades de Uberaba: Uniube e Fazu.

Com a Uniube, a parceria tem relação direta com o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), objetivando o fomento de ações articuladas mediante cooperação mútua, criando oportunidades de vivência e convivência aos idosos. “É um projeto de extensão que existe há dois anos e que já possui vários idosos inscritos. E essa parceria vai ser importantíssima para a divulgação e promoção de atividades dentro dele”, afirma André Luis Teixeira Fernandes, pró-reitor de pesquisa, pró-graduação e extensão da Uniube.

Além disso, o projeto da Uniune “História Viva”, que produz vídeos-depoimentos de personalidades de Uberaba, englobará relatos de personagens da história do Zebu. “Nossa intenção é que seja de início imediato. Já estamos fazendo uma lista com sugestões de nomes que poderão ser entrevistados pelo professor Décio Bragança através do projeto”, detalha Dionir Dias de Oliveira Andrade, presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu, acrescentando que os materiais serão disponibilizados no site da Uniube e no Zebu.Org, o portal de conhecimento mantido pela ABCZ em parceria com o Museu.

Já com a Fazu, o convênio formaliza atividades que já vinham sendo realizadas pelas duas instituições, como cooperação acadêmica, científica e cultural, palestras referentes à ABCZ e à evolução das Raças Zebuínas, e estágio supervisionado, além de abrir novas oportunidades, como a digitalização e conservação de uma cópia do acervo histórico da universidade. “É uma aproximação formal entre duas instituições para que possamos contar toda a história com ainda mais consistência”, afirma Carlos Henrique Cavallari Machado, presidente da Fundagri e diretor acadêmico da Fazu.

A assinatura dos convênios fez parte do 6º Café com Prosa promovido pelo Museu do Zebu. A atividade, que integrou a programação oficial da ExpoGenética, contou com as presenças do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges; da coordenadora da comissão ABCZ Mulher, Iara Marquez; dos diretores da ABCZ Valdecir Marin e Gabriel Garcia Cid; do Superintendente Geral da ABCZ, Jairo Machado; do presidente do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu, Gustavo Laterza; do gerente do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo; entre outras autoridades e comunidade local. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia