c Museu de Arte Sacra convida para exposição de vestes litúrgicas - Jornal da Manhã - 46 anos

JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de setembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Museu de Arte Sacra convida para exposição de vestes litúrgicas

A exposição é aberta a toda a comunidade e fica até o dia 27 de abril; MAS fica na Igreja Santa Rita

Última atualização: 16/03/2018 - 09:48:49.

Museu de Arte Sacra (MAS) recebe a exposição "Paramentos Litúrgicos" em paralelo à Quaresma, com visitação de segunda a sexta-feira das 12h às 12h30, e aos sábados das 8h às 11h30. A exposição é aberta a toda a comunidade e fica até o dia 27 de abril. O Museu fica na Igreja de Santa Rita, na Praça Manoel Terra, no bairro Estados Unidos.

O coordenador do Museu, Hélio Siqueira, explica que a exposição destaca paramentos que eram muito usados nas cerimônias da Semana Santa e todas fazem parte do acervo do Museu. Para ele, a peça mais especial que compõe a exposição é a que foi tombada pelo CONPHAU, que pertenceu ao Dom Benedito e foi confeccionada em Paris, em 1909. Ela é a mais antiga do acervo.

Hélio explica, também, sobre a importância deste tipo de exposição até mesmo para o entendimento por parte da população acerca das cores das vestes. "O amarelo ou dourado representa a memória do Senhor Jesus Cristo dos profetas, dos apóstolos, santos padres, como paramentos. Já a cor azul representa a memória da Santa Mãe de Deus. O roxo, a cor púrpura é o símbolo do sangue derramado por Nosso Senhor na Cruz para a nossa redenção e cada cor usada tem um significado", conta o coordenador.

Todas as exposições realizadas no Museu de Arte Sacra não têm custo, o que permite que toda a população tenha acesso e passe a apreciar a arte. "A maior parte do acervo do Museu é de pessoas abnegadas e que realmente tem essa preocupação em não deixar que a apreciação pela Arte Sacra se apague", pontua Hélio.

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia