JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 24 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Hospital de Clínicas faz mutirão preventivo do câncer de pele

Ação faz parte da campanha nacional de prevenção e será realizada em vários locais do país. O mutirão será realizado das 9h às 15h

- Por Geórgia Santos Última atualização: 02/12/2017 - 21:51:45.

Hospital de Clínicas realiza hoje mutirão de exames e orientações de prevenção ao câncer de pele. A ação faz parte da campanha nacional de prevenção ao câncer de pele e será realizada em vários locais do país. O mutirão será realizado das 9h às 15h, no Ambulatório de Especialidades, que fica na avenida Getúlio Guaritá, nº 331.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, acredita-se que em 2017 serão registrados 180 mil novos casos de câncer de pele no país, superando a previsão de casos de câncer de colo de útero, que é 16 mil, e o câncer de próstata, cuja expectativa é de 59 mil casos novos. Assim, as pessoas devem se alertar para o câncer de pele, pois quando é diagnosticado precocemente tem um tratamento totalmente satisfatório.

O mutirão, que vai acontecer neste sábado, faz parte da campanha nacional Dezembro Laranja, e para participar, segundo a médica Meire Ataíde, não é preciso fazer agendamento. “As pessoas devem comparecer ao ambulatório, irão receber uma senha, algumas orientações sobre o câncer de pele e depois serão atendidas pelos médicos em formato de mutirão, que será direcionado para saber se a pessoa tem ou não câncer de pele”, explica Meire.

A médica explica que, por ser em formato de mutirão, o exame é rápido e será possível realizar vários durante o período estabelecido. “A nossa média de atendimento é de 250 pacientes, em alguns anos atendemos 310, em outros foram 180 pacientes, depende do comparecimento da população”, diz.

Meire destaca que devem comparecer ao mutirão pessoas que tenham suspeita de lesão dermatológica que apareceu repentinamente, que pode doer, arder, estar crescendo ou se alterando (cor e sensibilidade). Além dos exames, as pessoas receberão orientações quanto à prevenção, evitando exposição solar sem a devida proteção e em horários em que a incidência de raios ultravioleta é maior.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia