JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de maio de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica ao decorar as festas juninas

Em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia

- Por Geórgia Santos Última atualização: 28/05/2017 - 15:03:22.

Com o período de festas juninas, chegam também as tradicionais decorações típicas destes eventos, seja nas ruas, escolas ou residências. Porém é preciso ter cuidado para se evitar acidentes de natureza elétrica, alerta a Cemig ao repassar orientações. Em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia e jamais podem ser afixados nos postes, pois, além de colocar em risco os instaladores, dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico. É importante evitar também a instalação de barracas ou mastros perto da rede elétrica.

Com relação aos balões, apesar de não serem comuns na região, o agente comercial da Cemig, Ivan Magela Rodrigues, diz que é preciso ter cuidado. “Soltar balões é uma prática condenável, pois, ao cair, podem atingir a rede elétrica, comprometendo as pessoas que estão próximas e as que também não estão, com o risco de deixar bairros e até cidades no escuro”, destaca. Além dos enfeites aéreos, muitas pessoas fazem fogueiras, típicas dessas festividades, não só para embelezar a festa, mas como forma de aquecer aqueles que estiverem no local. Porém, é preciso ter cuidado e não montar a fogueira perto da eletricidade e nem com mato seco.

Vale lembrar ainda que as pessoas devem usar sempre materiais que não são condutores, como barbantes para as bandeirinhas, e nunca amarrar em postes. “Se houve dúvida no momento da instalação ou se acontecer algum acidente, entre em contato com a Cemig, no número 116, que serão dadas as orientações, e se for preciso, providenciar o socorro”, destaca Ivan.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia